Busca de dados no SQL Server em C Sharp

10/09/2013

0

Olá pessoal,

Alguém poderia me ajudar a desenvolver uma busca em C# recuperando dados do SQL Server?

A ideia é criar um TextBox e recuperar os dados informados pelo usuário.

Obrigado!
Bruno

Bruno

Responder

Posts

10/09/2013

Joel Rodrigues

Opa, tudo bem?
Aqui no portal temos dezenas de artigos que podem lhe ajudar e na net não falta material. Qual é sua principal dificuldade?
Responder

11/09/2013

Bruno

Olá,

Então até cheguei a procurar aqui no fórum mesmo, mas não era como estava esperando.
A ideia é criar uma busca que recupere dados do banco SQL Server na linguagem C#.

Se puder sugerir algo, agradeço!
Responder

11/09/2013

Joel Rodrigues

Existem várias formas de fazer. Usando ADO.NET é a mais simples, eu diria.
Responder

11/09/2013

Bruno

Se não for pedir muito, poderia dar um exemplo cara?

Não tenho conhecimento de ADO.Net.

Obrigado
Responder

11/09/2013

Joel Rodrigues

Você tem conhecimento de C# e SQL Server? Desculpe a pergunta, mas é necessário saber para que possamos alinhar o raciocínio.
Responder

11/09/2013

Bruno

SQL Server sim, C# o básico.
Responder

11/09/2013

Joel Rodrigues

Então vamos lá:

1) Adicionar os seguintes namespaces :
using System.Data;
using System.Data.SqlClient;


2) Utilizar o seguinte código para fazer uma consulta e exibir em um DataGridView:
SqlConnection conexao = new SqlConnection("Data Source=SERVIDOR; Initial Catalog=BANCO; User Id=USUARIO; Password=SENHA");
SqlCommand comando = new SqlCommand("SELECT * FROM TABELA");
comando.Connection = conexao;
SqlDataAdapter adaptador = new SqlDataAdapter(comando);
DataTable tabela = new DataTable();
conexao.Open();
adaptador.Fill(tabela);
dataGridView.DataSource = tabela;
conexao.Close();


Obviamente é possível simplificar e reaproveitar o código, mas busquei demonstrar bem detalhadamente para facilitar a compreensão.
Lembre-se de adaptar as informações como o nome/endereço do servidor, o nome do banco, o usuário e senha e o nome da tabela.
Responder

11/09/2013

Bruno

Muito obrigado cara pelas informações.
Responder

11/09/2013

Joel Rodrigues

Disponha. Caso tenha dúvida, volte aqui e se conseguir resolver, por favor avise para finalizarmos o tópico.
Abraço.
Responder

11/09/2013

Bruno

Certo, eu conseguindo uma solução aqui deixo comentário!

Desculpe pela repetição dos posts, acho que atualizei duas vezes e só o moderador tem a permissão de excluir, certo?
Responder

11/09/2013

Joel Rodrigues

Certo, eu conseguindo uma solução aqui deixo comentário!

Desculpe pela repetição dos posts, acho que atualizei duas vezes e só o moderador tem a permissão de excluir, certo?
Não se preocupe, já excluí os comentários repetidos.
Responder

11/09/2013

Bruno

Uma dúvida que tive no momento é no evento Click do botão de busca eu posso fazer dessa forma abaixo?

protected void Button1_Click(object sender, EventArgs e)
        {
            criterio = supplier_name.Text.ToString();

            if (criterio != "")
            {
                sqlString = "SELECT * FROM exp_expenses_details Where supplier_name LIKE '" + criterio + "%'";
                this.Close();
            }
            else
            {
                MessageBox.Show("Informe o nome a procurar", "Aviso", MessageBoxButtons.OK, MessageBoxIcon.Warning);
            }
        }  
Responder

11/09/2013

Joel Rodrigues

Pode sim, já testou? Depois que você conseguir utilizar, aí pode começar a avaliar a utilização de parâmetros, pois fazer dessa forma não é seguro.
Mas primeiro tente utilizar essa forma para aprender.
Responder

11/09/2013

Bruno

Cara eu testei aqui e saiu o resultado esperado.

Você saberia me dizer como ficaria esta consulta em vez de string fosse uma busca por um número? Neste caso, como ficaria o método acima?

Obrigado!
Responder

11/09/2013

Joel Rodrigues

O que mudaria:
1) não precisa botar a aspa simples (afinal, é um número)
2) ao invés de passar só a variável, chamaria o método ToString() para poder concatenar com a string (numero.ToString());
Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar