Buscando através de seleção no combo com o edit

15/03/2016

0

Boa tarde amigos,

estou precisando de auxilio em uma parte de pesquisa no meu sistema. na tela de gerenciamento onde possui os cadastros que são realizados eu possuo um combo com o nome de pesquisar por e um edit, o que eu quero que faça é que ao selecionar no combo (ex: nome), ao digitar no edit irá buscar pelo nome do paciente, se for CPF pelo cpf e assim em diante ja tentei varias maneiras de encontrar na internet mas não obtive sucesso.

Me ajudem ai por favor
Thiago Santos

Thiago Santos

Responder

Post mais votado

15/03/2016

Eu uso da seguinte forma, eu tenho um ComboBox que é alimentado com o Display Name do Field do ClientDataSet, conforme a seleção eu monto um Comando SQL, no qual eu coloco na propriedade Filter do ClientDataSet. Assim efetuando um filtro e trazendo apenas os resultados que eu quero. Não é muito difícil só precisa de bastante controle, pq você terá que efetuar validações de tipos de campos etc. para montar o comando SQL

Carlos Soares

Carlos Soares
Responder

Mais Posts

15/03/2016

Raimundo Pereira

Boa tarde,

Esse Combobox será tipo um filtro, seus valores padrão ser nome e CPF.
o nome deste componente será CBX_TIPO

Tendo também o edit o nome deste componente será Edt_Pesq

Monta seu select
SuaQuery.close;
SuaQuery.sql.text:='select * from suatabela';
SuaQuery.open;



Depois realiza um filtro
SuaQuery.Filtered := False;
SuaQuery.Filter :=CBX_TIPO.text +' like ' + #39 + '%' + Edt_Pesq.Text + '%' + #39;
SuaQuery.Filtered := True;



Não testei o código, mas espero que ajude
Responder

15/03/2016

Thiago Santos

O QUE SERIA ESSE #39
Responder

17/03/2016

Marco Antônio

#39 = Aspas simples.

Traduzindo

SuaQuery.Filter := CBX_TIPO.text +' like ' + #39 + '%' + Edt_Pesq.Text + '%' + #39; // CPF like '%XXXyyyXXXyy%'
Responder

18/03/2016

Thiago Santos

basicamente eu vou colocar

qryPacientes.Filter := cbpesquisapaciente.text + 'like' + #39 + '%' + edtpesquisapaciente.text + '%' + #39;

e esse cpf like '%XXXyyyXXXyy%'
Responder

18/03/2016

Thiago Santos

basicamente eu vou colocar

qryPacientes.Filter := cbpesquisapaciente.text + 'like' + #39 + '%' + edtpesquisapaciente.text + '%' + #39;

e esse cpf like '%XXXyyyXXXyy%'
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar