Fórum Buscar numa tabela #283788

04/06/2005

0

Estou com o seguinte problema:
Tenho uma tabela de clientes, e o campo CPF (não é chave primária) não pode se repetir (para que não se cadastre o msm cliente mais de uma vez). Na hora que o usuario clica em ´gravar´, chamo um procedimento para buscar o CPF digitado no DBEdit pelos registros da tabela. Porém, quando começa a rodar a tabela em busca do CPF, o programa grava oq tinha-se digitado no DBEdit pelo fato de ter mudado de registro (msm sem dar o comando post, só de dar first, e depois next caso não tenha achado; isso acontece até mesmo com o locate).
Alguém sabe como verificar se o CPF já existe sem rodar a tabela, ou alguma outra forma de solucionar o problema?

Obrigado.

Sérgio Gobbo

Sérgio Gobbo

Responder

04/06/2005

Gandalf.nho

Experimente usar um índice único no campo

Responder

Gostei + 0

04/06/2005

Sérgio Gobbo

tipoh... indice unico eh indice normal ou muda alguma coisa. se for normal já to usando.

Responder

Gostei + 0

04/06/2005

Sérgio Gobbo

ok... com indice unico ele num dexa repeti, porém ele dah erro se for cadastrado um q jah exista. num tem como ocultar esse erro e fazer aparecer uma msg mas sem dah erro no programa?
vlw

Responder

Gostei + 0

04/06/2005

Marcello

Eu acredito q neste caso vc deveria usar um dataset separado (por exemplo um TSimpleDataset) para fazer a pesquisa pelo CPF.

Responder

Gostei + 0

04/06/2005

Sérgio Gobbo

pow kra... MUITO obrigado msm, c me salvou!

vlw ae pra td mundo q posto.

vlw msm!!!

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar