C++ é uma boa linguagem para começar a programar?

17/10/2018

0

C++

Fala Dev's blz?
Estive batendo um papo com a galera que está iniciando na programação sobre qual seria a melhor linguagem para se aprender a programar.
Um deles me contou que está aprendendo com C++ e aí me veio o seguinte questionamento.
C++ é uma boa linguagem para começar a programar após aprender a lógica de programação?
Jefferson Santos

Jefferson Santos

Responder

Post mais votado

17/10/2018

é uma otima linguagem para começar, porque a maioria das linguagens atuais são baseadas nela ou no C, por exemplo PHP é baseada em C. Para aprender e aprofundar o conhecimento em logica é otima. Se você pensa em mercado acho mais dificil, não é que não existam vagas é que as vagas bem um conhecimento bem amplo da linguagem.

Se você acha que é um metre Jedi para tal coisa, vai de cabeça.
Que a Força esteja com você jovem Padawn!

Romulo Sousa

Romulo Sousa
Responder

Mais Posts

17/10/2018

Estevão Dias

Fala Jefferson, beleza?

Eu comecei com C, depois C++ e tive que estudar até Assembly 8086/PIC (acredite se quiser), porque antes de vir pra programação web dei uma viajada na automação industrial. Assim, eu concordo 100% com o Romulo27 quando ele diz que muitas linguagens tem um pé no C/C++, como Java, C#, PHP, etc, e é bacana entender o motivo dessas novas linguagens terem sido criadas a partir de deficiências do C++. Um dos motivos para o Java ter sido criado, por exemplo, foi que fazer comunicação em rede com C++ de forma segura era complicado na época e decidiram criar uma nova linguagem com um design melhor, criada para o futuro.

Mas se ainda assim você quiser desbravar o C++, saiba que ele é conhecido por ser meio críptico até você se familiarizar com a sintaxe, o que pode levar um tempo pra acontecer. Uma outra critica que ele recebe é que o programador deve estar sempre atento ao que faz porque confundir ^ com * ou & pode arruinar o programa em tempo de execução (note, não de compilação), ou seja, você pode só descobrir o problema quando o programa já estiver rodando (claro, existem boas ferramentas para isso, como o clion da jetbrains, resharper, essas coisas). Já o C é meio limitado para projetos grandes, sendo adequado atualmente para pequenas coisas, como rotinas de microcontrolador, essas coisas. Não é impossível criar programas em rede com C++, assim como não é impossível tocar um projeto grande com C, qualquer sistema operacional está aí pra provar isso, mas vai ser aquela história da lebre e do jabuti. Com certeza, em se tratando de uma corrida e considerando as suas habilidades naturais qualquer um apostaria na lebre em relação ao jabuti, assim como hoje eu apostaria no Java em relação ao C++, considerando o contexto.

Um outro aspecto em se dedicar ao C/C++ é o fator emprego. A indústria não é muito forte no Brasil e a crise fez com que isso piorasse, então esteja atento, programação web, por exemplo, ainda proporciona mais oportunidades de emprego e costuma paga bem. Sem falar que linguagens do presente são criadas para necessidades do presente e algumas vezes antevendo alguma mudança de paradigma, alguma tendência... como foi o caso do Java porque na época fazer uma geladeira e um computador se comunicarem via internet não era bem uma coisa consolidada, mas apontava para o futuro. É importante pensar em como você pretende passar os seus dias como programador porque se for resolvendo problemas de programação de baixo nível e programando para hardwares específicos, C++ é caminho :)

É isso, espero ter ajudado :)
Responder

22/10/2018

Jefferson Santos

Opa Romulo e Estevão !!!
Muito obrigado pela colaboração, vocês ajudaram bastante na minha pesquisa. :D
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar