Fórum Cadastro de Clientes #285887
23/06/2005
0
estou com uma duvida quanto a modelagem de dados para um sistema de cadastro de clientes, vai ser um cadastro bem completo com bastante campos. Minha duvida é a seguiente a melhor maneira ou a mais segura para se modelar os dados é colocar todas as informações em uma única tabela ou devo criar mais de uma tabela para o cadastro do cliente tipo:
tabelas:
CLIENTE -> Razao Social, Fantazia, Grupo, Categoria, etc ...
ENDERECO -> Pois tem que ser um cadastro mult-endereços
TELEFONE -> Idem
JURICO -> Informações como CNPJ, Insc Estadual, etc ...
FISICO -> Informações do responsavel pela empresa Nome, CPF ...
INFORMACAO -> Informações diversas, limite credito, situação, etc ...
REFERENCIA -> Referencias pessoais, comerciais, bancaria ...
Será que eu estou querendo complicar o cadastro de cliente ou fazendo assim fica melhor, mais seguro?
Estou usando Delphi7 e Firebird 1.5
Conto com a ajuda do pessoal das antigas ...
valewss
Mmoreira
Curtir tópico
+ 0Posts
23/06/2005
Tnaires
Pense naquilo que o cliente a ser cadastrado tem de único ou não. Por exemplo, um responsável não-jurídico pode possuir mais de um CPF? Não. Então não é necessário criar outra tabela.
Entretanto, um cliente pode ter vários telefones. Assim, é bom criar uma tabela para cadastrar os telefones. Poderia ser bom tb criar uma tabela para cadastrar os tipos de contato (telefone, e-mail, fax, celular, etc).
Aplique esse critério no contexto da sua modelagem, que tudo dá certo. Quem sabe o que deve ser gravado em outra tabela é vc. Veja o q vai sair melhor para o seu sistema, independente se alguém ache complicado ou não.
Abraços
Gostei + 0
23/06/2005
Saint
O ideal eh que vc tenha primeiramente uma entidade PESSOA e essa entidade fara referencia 1 pra 1 com CLIENTE por exemplo..
quanto ao endereco eu crio uma entidade ENDERECO tambem, assim coloco enderecos residencias, de cobranca, etc..
soh aih vc ja tem 4 entidades: pessoa, cliente, endereco, tipo_endereco..
na questao de fisica ou juridica vc pode utilizar um flag dizendo se eh fisica ou juridica ou entao optar por criar as entidades separadas..mas aih depende da complexidade do seu projeto..
espero ter ajudado,
Abraços
Gostei + 0
24/06/2005
Mmoreira
tnaires ...
Obrigado pela atenção, foi de grande ajuda para me eclarecer algumas coisas.
valews
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)