GARANTIR DESCONTO

Fórum Cálculo de Distância entre as cidades #319327

17/04/2006

0

senhores, aqui está a estrutura de minha tabela (possui mais de 9000 registros). Preciso que, com base nesses dados seja possível calcular em km a distancia de uma cidade para outra(temos aí o exemplo de dados de Maceió(AL) e Fortaleza(CE).

cod_cidade: 4154
altitude: 16
latitude: -9:39:20.206
longitude: -35:44:14.09
latitude_metros: -1105183,06
longitude_metros: 1674579,21
latitude_display: 09º39´20´S
longitude_display: 035º44´14´W

cod_cidade: 2709
altitude: 21
latitude: -3:43:48.893
longitude: -38:31:57.32
latitude_metros: -422279,76
longitude_metros: 1384903,6
latitude_display: 03º43´48´S
longitude_display: 038º31´57´W

será que alguém pode me ajudar?

Saulopms

Saulopms

Responder

17/04/2006

Massuda

Para que você vai usar essa distância? O modo de cálculo depende do tipo de uso e da precisão que voê necessita.

Por exemplo, se for a distância rodoviária, é preciso dados da malha rodoviária.

Responder

Gostei + 0

17/04/2006

Saulopms

é o seguinte: preciso saber quantos km serão percorridos entre a cidade ´A´ e a cidade ´B´ para calcular custos com combustível.

Responder

Gostei + 0

17/04/2006

Massuda

Se for transporte rodoviário, você vai precisar de um mapa rodoviário ou de uma tabela de distâncias rodoviárias, já que a distância em linha reta (que é só o que dá para calcular sabendo onde cada cidade fica) não corresponde à distância que o veículo vai percorrer.

Se for transporte aéreo, tem fórmulas para calcular a distância (que não é em linha reta) entre duas cidades sabendo o plano de vôo.

Responder

Gostei + 0

03/07/2006

P3rfect

Hei amigo...
eu também estou com essa dúvida aí...

se acaso vc conseguir fazer esta aplicação,
me da um toque ai que eu to precisando de algo extamente assim!!

Abraçosss

Responder

Gostei + 0

03/07/2006

M@gnun

´Se for transporte rodoviário, você vai precisar de um mapa rodoviário ou de uma tabela de distâncias rodoviárias´

o massuda vc tem essa tabela?

Eu sei que tem sites que prestam este tipo de serviço, acho que um chama-se maplink. seria o caso do cliente assinar o serviço, e fazer uma especie de hook e pegar os dados via http?

ou sabendo -se a distancia de alguns pontos, acho que dah pra calcular a distancia entre outros. Porém vao acontecer alguns erros.

ex: Ourinhos/SP (cidade que moro) até Santos/SP via Castelo Branco/Imigrantes tem 500 Km (caminho mais curto).

Ourinhos/SP até Londrina/PR tem 150 km (caminho mais curto pela rodovia BR153)

Londrina PR até Santos/SP = 650 km certo. Soh q pela Regisbitencourt dah bem menos. (Se a ponte lah estiver em pé neh ... kkk)

tambem me interesso neste topico, qualquer coisa to aih ...

Responder

Gostei + 0

03/07/2006

Massuda

[quote:1431a6eecc=´m@gnun´]vc tem essa tabela?[/quote:1431a6eecc]Não. Eu sempre trabalhei usando mapas digitais.

[quote:1431a6eecc=´m@gnun´]ou sabendo -se a distancia de alguns pontos, acho que dah pra calcular a distancia entre outros. Porém vao acontecer alguns erros.[/quote:1431a6eecc]Para calcular o melhor caminho, pesquise no Google por ´problema do caminho mínimo´. Basicamente todos os problemas relacionados com roteamento/rotas são resolvidos usando teoria dos grafos.

Responder

Gostei + 0

03/07/2006

M@gnun

Mapas digitais, aí é que tá ... que mapas são esses? São mapas territoriais? Acredito que não pq aí vc cai na questao da linha reta ...

quanto a questao dos grafos, pra mim ateh que nao eh mt importante pois na soluçao que tenho q desenvolver o cara quer a opçao de ele mesmo escolher a rota... mas eu vou estudar isso para uma futura implementação em outras areas.

Responder

Gostei + 0

11/04/2008

Alineri

Ola pessoal,

Vi que esse topico ja foi um pouco debatido e entro nele novamento, pq hoje tenho um projeto ( sistema de transportadora ) onde e necessario calcular a distancia entre as cidades, nao estou me preocupando agora com teoria dos grafos e afins para procurar a rota mais curta, estou buscando os calculos para se chegar as distancias entre cidades.

Ja li bastante sobre coordenadas geodesicas e inclusive o ibege tem esses dados disponiveis, e procurando na internet e facil encontrar outras fontes. Ja verifiquei o programa do guia 4 rodas que tambem faz calculos de coordenadas geodesicas com latitude e longitude e um outro site http://www.abcr.org.br/geode/index.php tambem faz.

um companheiro iluminado do site active delphi disponibilizou um sistema com font que faz o calculo de cordenadas geodesicas

http://www.tiggra.com.br/geoTiggra/GEOCalc.zip

a minha duvida e a seguinte

jogado as mesmas variaveis de longitude e latitude no programa do guia 4 rodas, do google maps, do programa com font disponivel acima as distancias nao batem. Porque ? existem outras formulas de calculo de distancias geodesicas ? Tudo bem que ainda as distancia nao sao ´precisas´ mas informando os mesmos dados de latitude e longitude nao teria que dar o mesmo resultado ?

O que voices acham ? E outra, por especificacao do projeto, o sistema tem que realizar esses calculos, nao posso utilizar a API do google maps nem o webservice do maplink.

Ja verifiquei que nao e necessario uma estrutura de banco ´robusta´ em ´grandes servidores´ por o programa do guia 4 rordas usa access por exemplo e o banco nao passa de 90 megas.

entao a duvida e essa, de tipo de calculo usar para depois passar para a montagem de rotas que ai eu acredito ser mais dificil.

um forte abraco a todos

alineri

Responder

Gostei + 0

12/04/2008

Edilcimar

as distâncias não batem por diversos motivos
1) as distâncias geodésicas são coordenadas de latitude e longitude, o que fornece apenas a distância em linha reta, o que é válido para aviões, mas não para rodovias, se estas distâncias forem fornecidas pelo governo, serão centro a centro, se forem fornecidas pela aviação serão de aeroporto a aeroporto. Procure um mapa ONC ou WAP, que são mapas com escala de 1:1.000.000 ou então uma CNAV para distâncias entre aeroportos
2) as distâncias fornecidas pelo governo informa as distâncias entre o Km zero e o Km final, sem se importar com a distância até o centro da cidade
3) o mapa da 4 rodas, se não me engano, informa a distância entre rodoviárias
A maior precisão que você conseguirá será um mapa que forneça a distância real da estrada, e a isto você deverá somar a distância até o poonto desejado

Responder

Gostei + 0

12/04/2008

Alineri

entao Edilcimar,

esse e o problema, onde encontrar dados sobre as distancas das rodovias brasileiras ?

estou procurando a dias, e so encontro distancias geodesicas.

o mais perto que consegui foi uma planilha no site do ministerio dos transportes que informa a distancia rodoviario de centro a centro de algumas cidades

http://www.transportes.gov.br/bit/distancias/distancias.xls

eu estava precisando de todo o brasil

com os dados das respectivas rodovias para posteriomente fazer uam roteirizacao

um forte abraco
alineri

Responder

Gostei + 0

13/04/2008

Edilcimar

Se o governo fornece a distância centro a centro isto está ótimo, a diferença que vai haver entre o centro e o local desejado, será mínima, mas se arranjar um mapa 4 rodas também ajuda, depois é só montar o banco de dados. O Dnit tem um mapa por estado o qual fornece todos as estradas com distâncias de cada trecho entre cidades, entre entroncamentos, etc, igual ao da 4 rodas, só que precisa efetuar a somatória dos trechos para descobrir a distância entre cidades

Responder

Gostei + 0

13/04/2008

Alineri

As distancia geodesicas que tenho sao de centro a centro.

Eu tenho o guia 4 rodas 2007, e o banco deles e em access hehehehe

o sistema do guia 4 rodas e bem interessante, faz o calculo entre as cidades e ainda monta a rota rodoviaria.

mas gostaria de utilizar informacoes disponiveis publicamente , nao acho etico usar os dados do guia, eles devem ter tido um trabalho enorme para montar o banco ( mesmo sendo em access )

como para esse projeto eu nao posso utilizar APIs nem WEbService fiquei bem limitado, pq e muito dificil encontrar esses dados disponiveis.

a minha intencao e somente calcular a distancia entre as cidades e posterioemnte montar a sua rota rodoviaria, nada de segmentar mapas, isso requer um conhecimento em processamente de imagem digital e geoprocessamento que eu ainda nao tenho.

por ultimo comunico a todos que esse ´modulo´ do projeto para
calculo e distancia entre as cidades vou deixar publico, todas as
documentacoes, referencias, base de dados, e fontes deixarei
disponivel na comunidade e em algum sourceforge da vida.

porque acho que esse tipo de dado tinha que ser publico
principalmente no que se diz respeito as rodovias estaduais e
federais, por que somos nos que bancamos com nossos impostos e
pedagios.

todo o progresso que obtiver comunicarei a voces e assim que tiver um
material que seja viavel torna-lo publico, assim o farei.

espero continuar contando com a ajuda de todos

um forte abraco a todos
alineri

Responder

Gostei + 0

13/04/2008

Paulo

Eu trabalhei para uma transportadora e digo que não tem como traçar uma distância exata. Sempre usamos os mapas rodoviários para o cáculo e damos uma margem de segurança, para as acelerações e desacelerações e dependendo da rota, ainda consideramos o rush. Não achei nada mais exato do que essa inesatidão. Os discos de carbono, ainda nos ajudam a retraçar as rotas, mas nada com exatidão(falo de transporte rodoviário). Uma distância estimada pelos mapas rodoviários, por exemplo de 500Km, calculamos uns 580 a 600, dependendo da localidade. Exemplo, o trecho RJ/SP, é super crítico. São em média 400 Km, de uma cabeça da Dutra até a outra, mais a distância da transportadora até a Dutra e da Dutra até o destino, digamos, mais 50Km. Aí temos as duas maiores cidades do Brasil, o que consideramos bastante o Rush de ambas as cidades, o que daria um consumo extra talvez entre 8¬ a 12¬. São muitas variáveis a considerar, eu fecho os olhos, jogo uns 13¬ em cima e fecho a conta.

Responder

Gostei + 0

13/04/2008

Alineri

oi Paulo,

Distancia exata eu sei que e praticamente ´impossivel´ chegar, ainda mais se levarmos em conta todas as variaveis que mencionou.

o maior problema que estou tendo e que para esse projeto como disse anteriomente nao posso usar APIs para google maps e outros nem webservice do maplink por exemplo.

tenho hoje dois problemas.

primeiro quais dados trabalhar ?

Distancia geodesica ou rodoviaria

E como consegui-las

Ja consegui alguns dados de distancias geodesicas de algumas cidade e nao todas

E no site do dnit tem uma planilha com a distancia rodoviaria de algumas cidades mas sem informar as rodovias.

o problema esta em quais dados trabalhar e onde consegui-los ?

um forte abraco a todos
alineri

Responder

Gostei + 0

14/04/2008

Edilcimar

Use uma mapa que lhe forneça distância entre rodoviárias, aí pelo menos o erro é menor, pois normalmente (com algumas exceções) as rodoviárias estão no centro da cidade, geodésica é boa para avião, não para carro

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar