Fórum Calendário p/controle de máquinas em fazendas #284851

15/06/2005

0

Preciso fazer um calendário q é o seguinte:

é pra fazendas:
vou ter 4 máquinas e terei q ter quatro calendários para cada uma, para q eu possa marcar com cores onde e quais os dias q ela vai estar trabalhando na fazenda, onde eu precisa marcar com uma cor esses dias e que pudesse aparecer em qual fazenda ela está trabalhando, acho q é necessário gravar esses dados em um banco de dados (uso paradox), para manter o controle em um novo acesso, e vou precisar tirar relatório disso, igual o calendário. Alguém tem alguma sugestão de como fazer isso, eu agradeço qualquer sugestão não estou tendo idéiia de como fazer, estou pesquisando no site sobre isso mas está difícil, encontrei algumas coisas mais está muito vago pra o q eu preciso.
:D

Janete

Janete

Responder

16/06/2005

Janete

Preciso fazer um calendário q é o seguinte: é pra fazendas: vou ter 4 máquinas e terei q ter quatro calendários para cada uma, para q eu possa marcar com cores onde e quais os dias q ela vai estar trabalhando na fazenda, onde eu precisa marcar com uma cor esses dias e que pudesse aparecer em qual fazenda ela está trabalhando, acho q é necessário gravar esses dados em um banco de dados (uso paradox), para manter o controle em um novo acesso, e vou precisar tirar relatório disso, igual o calendário. Alguém tem alguma sugestão de como fazer isso, eu agradeço qualquer sugestão não estou tendo idéiia de como fazer, estou pesquisando no site sobre isso mas está difícil, encontrei algumas coisas mais está muito vago pra o q eu preciso. :D

sobe

Responder

Gostei + 0

18/06/2005

Carlosrm

Janete,

eu pensei em dua ou três coisinhas que talvez possam ser úteis.
Primeiro, é sempre mais interessante ter diversas tabelas menores, interrelacionadas, aumentando a integridade dos dados, com maior facilidade de manutenção e posterior ampliação.
Pelo que entendi, vc pretende informatizar uma rotina de locação/arrendamento de máquinas, que se deslocariam para alguma fazenda por um determinado período de tempo.
Assim, vc precisa sempre estar sabendo quais as máquinas dísponíveis , quando, aonde, quanto do serviço previsto já foi executado, etc.
No mínimo vc teria uma tabela de Máquinas_db (descrição, serviços que executa, custo por hora, consumo, datas de manutenção preventiva, tipo de tratorista, etc), uma tabela de Clientes.db (nome da fazenda, cnpj, proprietário, localização...) e uma tabela dos serviços executados/em execução/contratados pelos Clientes, possivelmente chamada CalendarioMaq_1.db

Por exemplo, a tabela CalendarioMaq_1.db poderia ter a seguinte estrutura:

Data_Servico - Date (pode ser a chave primária, já que as datas são sempre crescentes e sem repetição)
Codi_Cliente - Integer (é uma chave estrangeira, ou seja este campo representa uma chave-primária de outra tabela (Clientes.db)
Situacao - Alfanumérico - 1 (armazena ´T´, ´E´ ou ´P´ => ´Terminado´, ´Executando´ ou ´Previsto´).
- - -
- - -
- - -

Este campo Situacao pode permitir trabalhar com cores distintas, conforme seu conteúdo, facilitando a visualização e compreensão, seja em gráficos, relatórios, mapas, etc.. Por exemplo,
if CalendarioMaq_1Situação.AsString = ´T´ then
label1.color := clNavy
else if CalendarioMaq_1Situacao.AsString = ´E´ then
label1.color := clYellow
else
label1.color := clLime;
(Há diversas formas de se obter os mesmos resultados.)

Operação:
Supondo que a Fazenda Previdência (cadastrada como cliente 132) contratou a locação da máquina 1, por um período de 16 dias, começando em 20/07/2005, bastaria fazer 16 appends na tabela CalendarioMaq_1, começando com a data 20/07/2005 (mais incrementos de 1 dia, a cada novo append). Veja que esta data não poderia estar lançada na tabela, por pelo menos duas razões: 1) uma máquina não pode estar em duas fazendas ao mesmo tempo e 2) daria pau na chave primária da tabela.
Em principio não haveria sobreposição de datas, pois um dos requisitos para se estabelecer o contrato é a disponibilidade efetiva da máquina no período todo contratado. Se a máquina trabalha aos domingos, feriados e durante à noite, deve ser levado em conta.
O campo Codi_Cliente seria preenchido por 132 e o campo Situacao seria preenchido com ´P´, em cada append.

Para saber se a máquina está disponível (ou quando), basta verificar a ultima data na tabela CalendarioMaq_1.db. Apenas cuidado
se houver vários períodos contratados com intervalos de dias entre eles. Nesse caso é necessário uma consulta mais detalhada.

As mudanças na Situacao de Previsto para Executando ou Terminado, podem ser feitas automaticamente na mudança de data ou
conforme relatório do tratorista ou supervisor ou outro meio usual.

Se for mais ou menos por aí, já fiz coisa mais detalhada e complexa em Paradox. Perfeitamente possível. Claro que um sistema mais robusto é sempre melhor (muito melhor, até). Mas se o Paradox atende plenamente, use-o. Com o tempo, se houver necessidade, vc mesmo vai procurar outras alternativas. Afinal, ninguém é obrigado a ser devoto de São Marketing.

Espero que seja útil, nem que seja pelo que ´não´ fazer...

carlosrm

Responder

Gostei + 0

20/06/2005

Massuda

Talvez isso te ajude na parte visual da sua aplicação. Existe uma biblioteca de componentes chamada [url=http://sourceforge.net/projects/tpvplanit/]Visual PlanIt[/url] (freeware com fontes) que serve para gerar aplicações do tipo agenda. Nunca utilizei esses componentes, por isso não posso dizer mais nada sobre eles.

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar