Fórum Caminho de um futuro DBA #502799
28/11/2014
0
Sou recém chegado aqui no grupo de MVPs e gostaria de tirar uma ideia com vocês.
Primeiramente quero explicar um pouco do meu contexto:
Tenho 22 anos, solteiro (é uma informação importante, pois definem diversas outras possibilidades) e moro em Fortaleza.
Há um tempo eu terminei meu ensino médio e já estava decidido que queria seguir na área de computação, pois sou entusiasta de tecnologia e não me vejo trabalhando em outro ambiente. Antes de começar alguma graduação (que levou 2 anos para acontecer, devido a problemas financeiros entre outros), pesquisei as áreas dentro da computação, atividades e me identifiquei muito com DBA. Achei "IRADO" as responsabilidades, atividades, necessidade e importância deste profissional numa empresa.
No início de 2013 dei início em Sistemas de Informação e já estava decidido quais oportunidades buscar e o foco. No terceiro semestre consegui um job efetivo numa empresa onde no setor de suporte à tecnologia, realizava atividades de correção, migração, análises de erros em BD Firebird/SQL Server e também atividades de gerenciamento de chamados etc.
Com isso, adquiri bastante conhecimento durante um ano no que se refere a banco de dados. Por estar ganhando salário de estagiário, trabalhando 8hr/dia e comprometendo meus estudos, decidi buscar um estágio (meu sonho era conseguir um local que me treinasse e me fornecesse condições de crescer - sonho) na área, pois não quero ficar somente cursando faculdade e nem tenho essa condição. Como sabemos, não é nada fácil encontrar uma oportunidade para quem está começando. Com isso, decidi tirar duas certificações simples em outubro deste ano para auxiliar minha visibilidade: MTA - Database Administration Fundamentals e ITIL Foundation.
Consegui uma vaga no CPD do Banco do Nordeste, onde irei a partir do dia 08/12, auxiliar no desenvolvimento de relatórios com SQL e atividades no gerenciamento de nível de serviço.
Minha grande vontade é se especializar em Oracle. Há uns meses atrás comprei dois livros (SQL e ADM I), porém não comecei a ler/estudar devido à falta de tempo. Com meu estágio, poderei investir meu tempo estudando em casa, inclusive em janeiro irei comprar os cursos do Fábio Prado (SQL, ADM I e II, PL/SQL).
Vejo muitos DBAs saindo da área de Redes, técnicos de suporte, adm. de servidores e saindo-se muito bem... Mas também já ouvi muitos artigos e Podcasts falando que é necessário ter vivido num ambiente de desenvolvimento para tornar-se um bom DBA.
Em alguns momentos pensei em desistir, pois aqui em Fortaleza não há oferta de vagas e nem oportunidades para iniciantes (pelo menos aparenta), mas estou decidido que é realmente isso que quero. Meu inglês é um pouco fraco e para resolver este problema, já estou realizando um curso a 5 meses que tem me custado uma boa grana, por conta da minha indisponibilidade na semana.
Estou cogitando também oferecer-me para estágio não remunerado num turno diferente, porque o negócio é complicado por aqui... Acredito que o mais difícil é o começo. Depois é continuar a estudar e atualizar-se.
Depois de ter explicado, possuo uma dúvida: Para que eu consiga alguma vaga como estagiário ou DBA Jr, terei claro que, além de conhecimento em BD Relacional, conhecer da estrutura e atividades essenciais no SGDB desejado, porém, eu necessito ter exercido atividades de desenvolvedor em algum momento ou o domínio no SGDB e raciocínio lógico já me garantirá sucesso?
É isso galera, perdoem-me pelo texto enorme e espero ter um apoio de vocês.
Abraço!
Sds
Curtir tópico
+ 0Post mais votado
28/11/2014
# DBA é uma função muito importante em qualquer empresa, por tratar do que tem maior valor para a empresa: os dados. Imagine se as "Lojas Americanas" perdessem todos os seus dados coletados em anos, quase certeza que isso levaria a uma provável falência em poucos meses.
# DBA geralmente tem um ótimo salário, mas tem uma grande problema nisso: DBA's geralmente são encontrados apenas em grandes empresas, isso porque aquela empresa A de pequeno porte que usa um Analista de Sistemas como DB nós não podemos considerar, DBA é DBA e apenas DBA.
Então conseguir uma vaga como DBA é difícil mesmo, ainda mais se você não tiver experiência e não tiver QI ("Quem Indica"), que empresa em sã consciência lhe dará a base de dados dela para você cuidar, se você ainda está aprendendo ? É verdade, eu sei, é um paradoxo, mas é a verdade.
Minha dica: Não perca as esperanças, continue estudando e procurando melhores oportunidades que uma hora você estará APTO para gerir um banco de dados de uma grande empresa, sozinho. Não há vitória sem luta.
Ronaldo Lanhellas
Gostei + 2
Mais Posts
28/11/2014
Mariana Carvalho
sobre oportunidade de estagio como DBA, eu tambem acho dificil, penso que deve-se começar como desenvolvedor de banco de dados, consultas e afins...
espero ter ajudado.
Gostei + 1
28/11/2014
Sds
Abraço!
Gostei + 0
28/11/2014
Sds
Este teu primeiro ponto é o que uso para explicar o que faz um DBA e a sua função, quando parentes e amigos próximos perguntam! haha
Obrigado pela contribuição.
Abraço!
Gostei + 0
28/11/2014
Ronaldo Lanhellas
Este teu primeiro ponto é o que uso para explicar o que faz um DBA e a sua função, quando parentes e amigos próximos perguntam! haha
Obrigado pela contribuição.
Abraço!
Pois é. Você acha que a Bolsa de Valores de Nova Iorque não tem um DBA ? É óbvio que tem, e deve ser muito bem remunerado. Além de ter o controle de tudo ele ainda tem as informações mais restritas e essenciais que muitas pessoas gostariam de ter.
Gostei + 1
28/11/2014
Mariana Carvalho
Gostei + 1
28/11/2014
Alan Mario
Gostei + 1
28/11/2014
Ronaldo Lanhellas
Sim esse é o maior problema de começar, não que seja impossível, pois tenho amigos que conseguiram estágio na área e hoje trabalham como DBA.
Gostei + 1
28/11/2014
Ronaldo Lanhellas
Sim esse é o maior problema de começar, não que seja impossível, pois tenho amigos que conseguiram estágio na área e hoje trabalham como DBA.
Gostei + 0
29/11/2014
Sds
Exatamente. A maior dificuldade é o começo.. depois que entra é só manter o ritmo de estudo e aperfeiçoamento.
Gostei + 0
29/11/2014
Alan Mario
Gostei + 0
29/11/2014
Mariana Carvalho
Tambem acho isso.
Gostei + 0
29/11/2014
Marisiana Battistella
E é isso mesmo, uma função de extrema responsabilidade.
Gostei + 0
29/11/2014
Marisiana Battistella
Todo o começo é dificil Ricardo.
E não é só o começo, durante todo o percurso vão surgir obstáculos por isso é necessário manter o foco e encarrar de frente.
Achei bacana a tua iniciativa em buscar a opinião do pessoal aqui do Fórum Devmedia!
Continue com essa motivação e determinação que, sem dúvida, vc vai chegar aonde quer.
Gostei + 0
30/11/2014
Sds
Todo o começo é dificil Ricardo.
E não é só o começo, durante todo o percurso vão surgir obstáculos por isso é necessário manter o foco e encarrar de frente.
Achei bacana a tua iniciativa em buscar a opinião do pessoal aqui do Fórum Devmedia!
Continue com essa motivação e determinação que, sem dúvida, vc vai chegar aonde quer.
É sempre bom ouvir comentários de pessoas mais experientes. Obrigado!
Gostei + 0
30/11/2014
Marisiana Battistella
Participe do fórum sempre que puder..!
Através das dúvidas de outras pessoas, já aprendi muitas coisas q não teria aprendido na prática.
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)