GARANTIR DESCONTO

Fórum Caminho de um futuro DBA #502799

28/11/2014

0

Caros, boa tarde!

Sou recém chegado aqui no grupo de MVPs e gostaria de tirar uma ideia com vocês.

Primeiramente quero explicar um pouco do meu contexto:

Tenho 22 anos, solteiro (é uma informação importante, pois definem diversas outras possibilidades) e moro em Fortaleza.

Há um tempo eu terminei meu ensino médio e já estava decidido que queria seguir na área de computação, pois sou entusiasta de tecnologia e não me vejo trabalhando em outro ambiente. Antes de começar alguma graduação (que levou 2 anos para acontecer, devido a problemas financeiros entre outros), pesquisei as áreas dentro da computação, atividades e me identifiquei muito com DBA. Achei "IRADO" as responsabilidades, atividades, necessidade e importância deste profissional numa empresa.

No início de 2013 dei início em Sistemas de Informação e já estava decidido quais oportunidades buscar e o foco. No terceiro semestre consegui um job efetivo numa empresa onde no setor de suporte à tecnologia, realizava atividades de correção, migração, análises de erros em BD Firebird/SQL Server e também atividades de gerenciamento de chamados etc.

Com isso, adquiri bastante conhecimento durante um ano no que se refere a banco de dados. Por estar ganhando salário de estagiário, trabalhando 8hr/dia e comprometendo meus estudos, decidi buscar um estágio (meu sonho era conseguir um local que me treinasse e me fornecesse condições de crescer - sonho) na área, pois não quero ficar somente cursando faculdade e nem tenho essa condição. Como sabemos, não é nada fácil encontrar uma oportunidade para quem está começando. Com isso, decidi tirar duas certificações simples em outubro deste ano para auxiliar minha visibilidade: MTA - Database Administration Fundamentals e ITIL Foundation.

Consegui uma vaga no CPD do Banco do Nordeste, onde irei a partir do dia 08/12, auxiliar no desenvolvimento de relatórios com SQL e atividades no gerenciamento de nível de serviço.

Minha grande vontade é se especializar em Oracle. Há uns meses atrás comprei dois livros (SQL e ADM I), porém não comecei a ler/estudar devido à falta de tempo. Com meu estágio, poderei investir meu tempo estudando em casa, inclusive em janeiro irei comprar os cursos do Fábio Prado (SQL, ADM I e II, PL/SQL).

Vejo muitos DBAs saindo da área de Redes, técnicos de suporte, adm. de servidores e saindo-se muito bem... Mas também já ouvi muitos artigos e Podcasts falando que é necessário ter vivido num ambiente de desenvolvimento para tornar-se um bom DBA.

Em alguns momentos pensei em desistir, pois aqui em Fortaleza não há oferta de vagas e nem oportunidades para iniciantes (pelo menos aparenta), mas estou decidido que é realmente isso que quero. Meu inglês é um pouco fraco e para resolver este problema, já estou realizando um curso a 5 meses que tem me custado uma boa grana, por conta da minha indisponibilidade na semana.

Estou cogitando também oferecer-me para estágio não remunerado num turno diferente, porque o negócio é complicado por aqui... Acredito que o mais difícil é o começo. Depois é continuar a estudar e atualizar-se.

Depois de ter explicado, possuo uma dúvida: Para que eu consiga alguma vaga como estagiário ou DBA Jr, terei claro que, além de conhecimento em BD Relacional, conhecer da estrutura e atividades essenciais no SGDB desejado, porém, eu necessito ter exercido atividades de desenvolvedor em algum momento ou o domínio no SGDB e raciocínio lógico já me garantirá sucesso?

É isso galera, perdoem-me pelo texto enorme e espero ter um apoio de vocês.

Abraço!
Sds

Sds

Responder

Post mais votado

28/11/2014

Primeiramente vale dizer que todos, ou pelo menos a maioria, começam da mesma forma que você começou: lutando muito para chegar a ganhar uma experiência e cogitar cargos e salários maiores.

# DBA é uma função muito importante em qualquer empresa, por tratar do que tem maior valor para a empresa: os dados. Imagine se as "Lojas Americanas" perdessem todos os seus dados coletados em anos, quase certeza que isso levaria a uma provável falência em poucos meses.

# DBA geralmente tem um ótimo salário, mas tem uma grande problema nisso: DBA's geralmente são encontrados apenas em grandes empresas, isso porque aquela empresa A de pequeno porte que usa um Analista de Sistemas como DB nós não podemos considerar, DBA é DBA e apenas DBA.
Então conseguir uma vaga como DBA é difícil mesmo, ainda mais se você não tiver experiência e não tiver QI ("Quem Indica"), que empresa em sã consciência lhe dará a base de dados dela para você cuidar, se você ainda está aprendendo ? É verdade, eu sei, é um paradoxo, mas é a verdade.

Minha dica: Não perca as esperanças, continue estudando e procurando melhores oportunidades que uma hora você estará APTO para gerir um banco de dados de uma grande empresa, sozinho. Não há vitória sem luta.

Ronaldo Lanhellas

Ronaldo Lanhellas
Responder

Gostei + 2

Mais Posts

28/11/2014

Mariana Carvalho

Ricardo, com pouca idade você já tem uma certa experiencia e bons conhecimentos em banco de dados, eu considero mais proximo as areas de redes, analista de suporte, quem mexe com servidores em geral com banco de dados, é algo bem relacionado bem mais que desenvolvimento, eu vejo assim.
sobre oportunidade de estagio como DBA, eu tambem acho dificil, penso que deve-se começar como desenvolvedor de banco de dados, consultas e afins...

espero ter ajudado.
Responder

Gostei + 1

28/11/2014

Sds

Obrigado Mariana. É bem isso mesmo. Com as férias chegando, eu não sei se estudo Java ou meto as caras no Oracle rsrs!

Abraço!
Responder

Gostei + 0

28/11/2014

Sds

Olá Ronaldo!

Este teu primeiro ponto é o que uso para explicar o que faz um DBA e a sua função, quando parentes e amigos próximos perguntam! haha

Obrigado pela contribuição.

Abraço!
Responder

Gostei + 0

28/11/2014

Ronaldo Lanhellas

Olá Ronaldo!

Este teu primeiro ponto é o que uso para explicar o que faz um DBA e a sua função, quando parentes e amigos próximos perguntam! haha

Obrigado pela contribuição.

Abraço!

Pois é. Você acha que a Bolsa de Valores de Nova Iorque não tem um DBA ? É óbvio que tem, e deve ser muito bem remunerado. Além de ter o controle de tudo ele ainda tem as informações mais restritas e essenciais que muitas pessoas gostariam de ter.
Responder

Gostei + 1

28/11/2014

Mariana Carvalho

Ricardo você que ser desenvolvedor ou DBA? se quer ser DBA meta as caras no livro do Oracle, se o seu foco é banco de dados,não saia dele!
Responder

Gostei + 1

28/11/2014

Alan Mario

Estagio na area de banco de dados é um pouco dificil e complicado, vejo que a maioria das empresas e até profissionais não são tão abertos com estagios para essa area.
Responder

Gostei + 1

28/11/2014

Ronaldo Lanhellas

Estagio na area de banco de dados é um pouco dificil e complicado, vejo que a maioria das empresas e até profissionais não são tão abertos com estagios para essa area.

Sim esse é o maior problema de começar, não que seja impossível, pois tenho amigos que conseguiram estágio na área e hoje trabalham como DBA.
Responder

Gostei + 1

28/11/2014

Ronaldo Lanhellas

Sim esse é o maior problema de começar, não que seja impossível, pois tenho amigos que conseguiram estágio na área e hoje trabalham como DBA.
Responder

Gostei + 0

29/11/2014

Sds

Exatamente. A maior dificuldade é o começo.. depois que entra é só manter o ritmo de estudo e aperfeiçoamento.
Responder

Gostei + 0

29/11/2014

Alan Mario

Por que diferente da area de desenvolvimento que na maioria dos envolve uma quantidade razoavel de pessoas, sempre existe uma pessoa que possa está ajudando um estagiario, diferente do banco de dados, que é geralmente uma unica pessoa.
Responder

Gostei + 0

29/11/2014

Mariana Carvalho

Por que diferente da area de desenvolvimento que na maioria dos envolve uma quantidade razoavel de pessoas, sempre existe uma pessoa que possa está ajudando um estagiario, diferente do banco de dados, que é geralmente uma unica pessoa.

Tambem acho isso.
Responder

Gostei + 0

29/11/2014

Marisiana Battistella

O Ronaldo mencionou a importância de um DBA em uma empresa!
E é isso mesmo, uma função de extrema responsabilidade.
Responder

Gostei + 0

29/11/2014

Marisiana Battistella

Exatamente. A maior dificuldade é o começo.. depois que entra é só manter o ritmo de estudo e aperfeiçoamento.

Todo o começo é dificil Ricardo.
E não é só o começo, durante todo o percurso vão surgir obstáculos por isso é necessário manter o foco e encarrar de frente.
Achei bacana a tua iniciativa em buscar a opinião do pessoal aqui do Fórum Devmedia!
Continue com essa motivação e determinação que, sem dúvida, vc vai chegar aonde quer.
Responder

Gostei + 0

30/11/2014

Sds

Todo o começo é dificil Ricardo.
E não é só o começo, durante todo o percurso vão surgir obstáculos por isso é necessário manter o foco e encarrar de frente.
Achei bacana a tua iniciativa em buscar a opinião do pessoal aqui do Fórum Devmedia!
Continue com essa motivação e determinação que, sem dúvida, vc vai chegar aonde quer.

É sempre bom ouvir comentários de pessoas mais experientes. Obrigado!
Responder

Gostei + 0

30/11/2014

Marisiana Battistella

Por nada! =D
Participe do fórum sempre que puder..!
Através das dúvidas de outras pessoas, já aprendi muitas coisas q não teria aprendido na prática.
Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar