Fórum Campo Array No Firebird #48799
10/01/2005
0
Thomaz_prg
Curtir tópico
+ 0Posts
11/01/2005
Afarias
T+
Gostei + 0
11/01/2005
Thomaz_prg
Me corrijam se eu estiver errado mas, se no Firebird, eu crio uma tabela, e nela contem um campo chamado Valores do tipo Integer e setei a propriedade array para 5 (estou usando IBExpert), esse campo chamado valores deveria armazenar o valor de 5 números inteiros correto?
Pois é, é isso que não consigo, passar esses valores para esse campo via delphi. Tipo, criei uma tabela com essa particularidade, e gostaria de gravar dados nesse campo, mas não estou conseguindo.
Alguém poderia me ajudar?
Uso delphi 7 enterprise, Firebird 1.5, e IBX.
Gostei + 0
12/01/2005
Afarias
|tabela, e nela contem um campo chamado Valores do tipo Integer e
|setei a propriedade array para 5 (estou usando IBExpert), esse campo
|chamado valores deveria armazenar o valor de 5 números inteiros
|correto?
Sim, está correto. Entretanto, deixe eu te avisar q vc não deve usar campos ARRAY no Interbase ou Firebird.
Os campos array possuem mínima implementação em SQL de forma q vc somente poderá manipulá-los via API do IB/FB.
Apenas aguns componentes como FIBPlus e IBO possuem implementação dessa API (IBX não tem por exemplo), use esse tipo de campo apenas se está confortável com isso.
T+
Gostei + 0
12/01/2005
Thomaz_prg
insert into tabela (campoArray) Values ( ´2:5:3:1:4´);
Esse comando gravaria os valores, 2, 5, 3, 1 e 4.
Testei no IBExpert, não deu erro nem nada, porém, não sei como verificar, pois, o registro foi adicionado, mas não sei como faria com o select para recuperar esse tipo de dado.
Ou, se eu estiver falando besteira, poderia me dizer, o que poderia ter sido gravado. Apenas lembrando, uso Firebird 1.5
e obrigado AFarias, pela força que tá me dando.
Gostei + 0
13/01/2005
Afarias
select campoarray[posicao] from tabela
mas , acredito q vc verá q somente terá erros com essa forma de inclusão q vc viu ... isso não está correto (até onde sei)
como disse. vc terá de usar a API do FB para poder usar completamente os campos ARRAY.
T+
Gostei + 0
13/01/2005
Thomaz_prg
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)