Fórum Campo Calculado Ordem de Serviço #478541
10/05/2014
0
gostaria de tentar tirar uma duvida, estou desenvolvendo um sistema de OS
Tenho no meu cadastro de OS um DBGrid que gostaria de popular de acordo com o serviço que o cliente for adicionando
porem, está mostrando o código no lugar de mostrar a descrição pelo fato deste grid estar ligado a tabela ItensOS
tem como usar campo calculado pra resolver o problema? pois não consigo achar a solução.
caso alguém tenha outra solução também aceito.
Sublixo
Curtir tópico
+ 0Posts
10/05/2014
Felippe Tadeu
Cara, existe vários meios de se resolver isso, pode ser por meio de campo calculado ou por campo lookup.
Dependendo da quantidade de registros na tabela que contém o código e a descrição do que você deseja recomendo vc utilizar um campo lookup, dependendo também de como você está desenvolvendo também.
Se essa dbgrid for ter mais registros (me corrijam se estiver errado) o campo calculado irá pegar a descrição para um registro, até aí blz, mas na hora em que vc for inserir a segunda, vai ser "perdida" a primeira descrição, retornando ao caso de vc ter que usar ao invés de campo calculado o campo lookup.
A vantagem de um para outro varia dependendo do cenário em que for usado e a quantidade de registros.
Sobre estar mostrando o código ao invés da descrição, poste o código por favor.
Gostei + 0
10/05/2014
Sublixo
Cadastro de Clientes [Tabela CLIENTE];
Cadastro de Serviços [Tabela SERVICO].
No form Ordem de Serviço
primeiro escolho o cliente através de um componente DBLookupCombobox
após isto preencho os dados do equipamento
após preencher o equipamento escolho quais serviços adicionar a OS através de outro DBLookupCombobox usando um botão para inserir
em uma tabela chamada ITENS_OS
Então meu DBGrid que esta ligado no dsItensOS fica assim
ID|ID_SERVICO|QTD, e quando eu adiciono um serviço aparece assim para mim:
1 | 1| 1
e eu gostaria que ficasse assim
ID|DESCRICAO|QTD
1|Formatação | 1
Só não sei como fazer.
Gostei + 0
10/05/2014
Sublixo
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)