Fórum Campo Codigo #355692
19/03/2008
0
Essa é para vcs, e para mim sera um grande aprendizado.
Digamos que acabamos de criar uma tabela no banco de dados do IBExpert como segue abaixo:
Campos
Id_Funcionario Integer
Nome_cli VarChar
Data_Cad Date
Data_Ani Date
Salario Numeric
No campo Id_Funcionario devera ser um campo automatico mas con digito verificador Segue exemplo abaixo:
Incrementando normalmente ele seria algo assim;
Código ===> 1 ou 00001
Mas devera ser conforme segue abaixo:
Código ===> 0001-7 para o Primeiro Funcionario
Código ===> 0001-4 para o Segundo Funcionario e assim por diante...
Alguem sabe como fazer isso no Delphi 7 usando firebird2.0 e o IbExpert.
Grato a quem puder me ajudar....
Sergio
Peterpan
Curtir tópico
+ 0Posts
20/03/2008
Webjoel
Primeiro você tem que nos informar qual a lógica você usará para definir este dígito verificador, mas ao que tudo indica você terá dois campos, um para o código e outro para o dígito e terá que concatenar!
Mas nos diga a lógica desse seu código do funcionário, sem isso, não podemos ajudar!
E dá-lhe F9!
Gostei + 0
20/03/2008
Peterpan
Caro amigo Delphino webjoel
Simples responder para vc, imagine que vc esta desenvolvendo um sistema para uma Loja de Materiais de Construção, existem varios produtos Exemplo:
Tubos de conexões, Sacos de Cimento, Cal, Areia Tipo(1), (2), Bloco Baianinho e Baianão etc...
Esses Materiais necessitam de codigos diferentes, sei que a auto numeração ja da um código para cada item desses produtos, mas esse digito servira apenas para distinguir o material na venda, apenas para uma segurança maior do Vendedor e do Cliente que o esta comprando.
Segue um exemplo Abaixo:
Tubo de Conexão Tigre 3/4 ==> Código 100-4
Tubo de Conexão Tigre 1/2 ==> Código 101-7
Tubo de Conexão Tigre 3/8 ==> Código 102-9
3m Cúbicos de Areia Tipo 1 Fina ==> Código 103-1
3m Cúbicos de Areia Tipo 2 Fina ==> Código 104-5
1 milheiro de Bloco Tipo Baianão ==> Código 105-3
1 milheiro de Bloco Tipo Baianinho ==> Código 106-6
e assim por diante...
E tbem leva-se em consideração na hora do balancete, fica mais fácil do setor de expedição/estoque fazer a contagem de cada material verificando assim qtas pecas existem de cada produto.
Espero ter ajudado
Abraços
Sergio
Gostei + 0
20/03/2008
Webjoel
Neste caso então, você terá que criar esse código como um campo varchar, no caso eu aconselharia vc criar um generator pra essa tabela, e criar um campo varchar, onde você pegará o código do generatoor, + o ´-´ + o digito.
Isso você pode criar de várias maneiras, tanto fazendo o digito sendo um digito verificador, assim criando uma função para gerar esse numero a partir do valor do ganerator, a lógica da função você escolhe!
Mas evite usar esse campo como chave primária, crie dois tipos de codigo, un sequencia inteiro como chave primária, para ser usado pelo sistema e outro varchar com esse código que vc passou como varchar e usado pelo usuário.
E dá-lhe F9!
Gostei + 0
20/03/2008
Emerson Nascimento
o dígito verificador é utilizado para avaliar a legitimidade de um código.
por exemplo: num CPF, o dígito verificador serve para avaliar a consistência de um CPF.
no seu caso esse tipo de verificação não me parece necessária, mas pode ser implantada facilmente utilizando TRIGGER em conjunto com GENERATOR para preencher o código (ID).
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)