Fórum Campo Data Hora no Ib6 #280607

07/05/2005

0

Galera,

Tenho uma tabela onde tinha 2 campos um de data e hora sendo que quando ia extrair o data máxima e a hora máxima num select agrupadando colunas de outra tabela via JOIN, a hora estava realmente vindo maior mas não correspondendo a data. Agora troquei o campo e coloquei um campo data c/ hora.

Gostaria que alguem me orientasse qual tipo coloco o campo no IB6 e como passo o parametro para ele receber data e hora corrente.

ex:

parambyname(´data´).value := (date);

so que quero data e hora em um campo data e hora indicado na tabela.

Jonasaf

Jonasaf

Responder

08/05/2005

Programaker

Seguinte: se não me engano, no interbase/firebird o campo que armazena data e hora é o TimeStamp - até porque é o único outro tipo de tempo além do Date!

Para atribuir um valor a este campo como você descreveu na pergunta, basta substituir Date por Now. Isso é porque o tipo TDateTime é um double, cuja parte inteira representa a data e a parte decimal representa a hora. Quando você usa a função Date, ele retorna apenas a parte inteira. A função Time por sua vez, retorna apenas a parte decimal. Usando o Now, você vai obter as duas partes, conseguindo a data e hora atuais

Falou!

Responder

Gostei + 0

08/05/2005

Jonasaf

Seguinte: se não me engano, no interbase/firebird o campo que armazena data e hora é o TimeStamp - até porque é o único outro tipo de tempo além do Date! Para atribuir um valor a este campo como você descreveu na pergunta, basta substituir Date por Now. Isso é porque o tipo TDateTime é um double, cuja parte inteira representa a data e a parte decimal representa a hora. Quando você usa a função Date, ele retorna apenas a parte inteira. A função Time por sua vez, retorna apenas a parte decimal. Usando o Now, você vai obter as duas partes, conseguindo a data e hora atuais Falou!

valeu brother... agora tenho q formatar o maskedit... to usando storedprocedure...

Responder

Gostei + 0

08/05/2005

Gandalf.nho

Em vez de NOW tb pode usar CURRENT_TIMESTAMP

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar