GARANTIR DESCONTO

Fórum campo data vazio da erro #338771

15/03/2007

0

caros amigos, estou com porblemas com campo data....
eu criei meu banco em sql server, fiz td direitinho no formulario....

qando eu cadastro uma pessoa e deixo o campo data vazio da erro...

pq isso? é preciso colocar a data?

Pvitor

Pvitor

Responder

15/03/2007

Marco Salles

Tem alguma mascara nesse campo ???

Responder

Gostei + 0

15/03/2007

Tuskinhu

tenho esse tipo de problema com o postgres mas eu contorno fazendo um if na data e se ela estiver vazia eu faço a sql com null e caso contrario vai a data, eu uso parambyname para passar os parametros, (essa dica eu nao tenho certeza) entao o que vc pode fazer e detectar com o if e nao passar o param by name da data, eu acho que tinha essa saida tb, mas nao tenho certeza, tente ai e poste novamente, eu tenho isso só em casa qq coisa tamos ai !!!

Responder

Gostei + 0

15/03/2007

Pvitor

Marco Salles!

o CAMPO data num tem mascara naum...

to usando uma edit....

Responder

Gostei + 0

15/03/2007

Pvitor

Tuskinhu!

tem como vc me dar um exemplo pratico do que vc fez....???

naum entendi mto bem...

+ parece q da certo....

Responder

Gostei + 0

15/03/2007

Marco Salles

Amigo , pode parecer estranho , mas quando voce criou este banco de dados , o seu campo Data não foi definido com Not Is Null

2)Quando voce inseri um Registro Via alguma Ferramenta de Manutenção deste Banco ( Eu não sei qual voce esta usando) voce obtem algum erro ????

3)Qual o tipo de erro ??? Pode ate mesmmo ser erro de conversão do Próprio aplicativo.. Alguma variável esperando o valor desse campo Data
Quem sabe ???

4)voce disse que esta usando um edit , e com voce passa a informação do edit para gravar no campo ???

se voce usar assim na Hora do [b:1a39b47d97]Post[/b:1a39b47d97]

MeuDataSetData.asdatetime:=edit1.text;

irá dar erro tb

5)muitas das vezes é erro de ma´scara

6)conforme pode ver são muitas as hipóteses

Responder

Gostei + 0

15/03/2007

Pvitor

meus registros são inseridos qnado clicado num button.

+ ao clicar no msm da esse erro (´´ econverterror is not a valid date).

essa forma q vc me passou não da...

obrigado pela ajuda! :D

Responder

Gostei + 0

15/03/2007

Marco Salles

meus registros são inseridos qnado clicado num button. + ao clicar no msm da esse erro (´´ econverterror is not a valid date). essa forma q vc me passou não da... obrigado pela ajuda!

[b:5fd6d2d62a]pera ai... [/b:5fd6d2d62a]A forma que lhe passei esta ate errada. eu tinha visto antes mas como eu ja tinha postado então deixei para voce se manifestar.

MeuDataSetData.asdatetime:=edit1.text;

O correto seria

if edit1.tex <> ´´ Then MeuDataSetData.asdatetime:=StrtoDate(edit1.text); Ou if edit1.text then MeuDataSetData.asstring:=edit1.text;

sugestão:
Por fim voce deve ainda Proteger o Bloco com Try Try Except Finallly, para situaçoes aonde o Edit1.text não correponde a uma data válida

try try erro:=True; codigodoBotao erro:=False; except on e:converterror do showmessage(mensagem) end; //fim do Bloco try Except finally if not erro Then Seudataset.post end; //fim do bloco try finally

Responder

Gostei + 0

16/03/2007

Pvitor

ainda naum deu certo....

obrigado!

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar