Campo(S) com numeração automática.

18/07/2019

0

Estou criando uma aplicação em php e já rodei a internet e praticamente não encontrei nada sobre o assunto, preciso de ajuda, por gentileza leiam antes de responder porque programadores tem esse hábito horrível de ver o título e responder algo que não tem nada com a pergunta;

Tenho diversas tabelas no banco de dados e todas tem o mesmo principio, na minha tabela cadastro_geral eu criei com a seguinte estrutura:

id_geral
codigo_cadastro
matricula
nome
sobrenome
o que preciso é: de um código em php ou um comando sql, que faça o seguinte:

id_geral, será AUTO_INCREMENT, não preciso me preocupar a sequência será padrão 1-2-3-4-5.....
codigo_cadastro preciso que ele também seja preenchido automaticamente sendo que a sequencia será: 203040 - 203041 - 203042 - 203043
matrícula preciso que faça o mesmo com um número que ainda irei definir, mas que tenha o ano como sufixo tipo: 123452019.

Quem puder ajudar desde já agradeço.
André Luiz

André Luiz

Responder

Posts

20/07/2019

João Júnior

Estou criando uma aplicação em php e já rodei a internet e praticamente não encontrei nada sobre o assunto, preciso de ajuda, por gentileza leiam antes de responder porque programadores tem esse hábito horrível de ver o título e responder algo que não tem nada com a pergunta;

Tenho diversas tabelas no banco de dados e todas tem o mesmo principio, na minha tabela cadastro_geral eu criei com a seguinte estrutura:

id_geral
codigo_cadastro
matricula
nome
sobrenome
o que preciso é: de um código em php ou um comando sql, que faça o seguinte:

id_geral, será AUTO_INCREMENT, não preciso me preocupar a sequência será padrão 1-2-3-4-5.....
codigo_cadastro preciso que ele também seja preenchido automaticamente sendo que a sequencia será: 203040 - 203041 - 203042 - 203043
matrícula preciso que faça o mesmo com um número que ainda irei definir, mas que tenha o ano como sufixo tipo: 123452019.

Quem puder ajudar desde já agradeço.


Então piá, campos auto increment são utilizados para gerar automaticamente uma identidade exclusiva. Logo, não pode haver mais de um campo auto-increment em uma em uma mesma tabela (até onde eu sei). Com efeito tu terás que fazer essas 'contagens' sequanciais 203040, 203041, ..., k, n via código PHP mesmo. Para isso, pode usar as função do banco de dados para recuperar o último registro e incrementar os valores e efetuar uma novo salvamento, etc. Também é uma alternativa usar uma trigger que faz isso para você toda vez que um novo registro é inserido na tabela.
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar