Fórum Campos quot;NULLquot; não aparecem na consulta #54809

18/01/2006

0

Não consigo visualizar o resultado desejado de uma consulta no meu banco firebird 2.0

As tabelas estão assim:

TABELA TRECHOS

COD | ORIGEM | DESTINO | ...
1 | SÃO PAULO | SOROCABA
2 | SANTO ANDRÈ | GUARULHOS
3 | SÃO PAULO | RIO DE JANEIRO

---------------------------------------------------------
TABELA PASSAGENS

COD | COD_TRECHO | POLTRONA | SITUACAO | ...
1 | null | 1 | DISPONIVEL
2 | null | 2 | DISPONIVEL
3 | 2 | 3 | VENDIDA
4 | 2 | 4 | VENDIDA

a consulta é a seguinte:

select passagens.codigo, passagens.poltrona, passagens.nome_passageiro, passagens.total_geral, passagens.situacao, passagens.cod_trecho, trechos.destino

from passagens, trechos
where passagens.cod_viagem=:VAR_CODVIAGEM and passagens.cod_trecho=trechos.codigo

order by passagens.codigo

O que acontece é que quando vou fazer um select para visualizar todas as passagens eu não consigo, e já descobri que é porque o COD_TRECHO está null, mais eu preciso visualizar na grid todas as passagens que estão vendidas e as que estão disponiveis.

Resumindo, como fazer aparecer as passagens que estão com os campos null ???

[b:9a682478d8][color=blue:9a682478d8]Título do tópico editado por Vinicius2K:[/color:9a682478d8][/b:9a682478d8] [b:9a682478d8][color=red:9a682478d8][list:9a682478d8][*:9a682478d8]Título inteiramente em maiúsculas: ´CAMPOS ´NULL´ NÃO APARECEM NA CONSULTA´[/list:u:9a682478d8][/color:9a682478d8][/b:9a682478d8] Peço que leia atentamente as [url=http://forum.clubedelphi.net/viewtopic.php?t=6689]Regras de Conduta[/url] e se algum esclarecimento sobre o funcionamento do fórum ou sobre as Regras de Conduta for necessário, envie-me uma [url=http://forum.clubedelphi.net/privmsg.php?mode=post&u=2796]Mensagem Particular[/url].

Genilson

Genilson

Responder

18/01/2006

Edilcimar

por que não troca o nul por um zero e aí fica sabendo que o 0 é poltrona vazia

Responder

Gostei + 0

18/01/2006

Gandalf.nho

Faça assim:

select passagens.codigo, passagens.poltrona, passagens.nome_passageiro, passagens.total_geral, passagens.situacao, passagens.cod_trecho, trechos.destino from passagens 
left join trechos on passagens.cod_trecho = trechos.codigo
where passagens.cod_viagem = :VAR_CODVIAGEM
order by passagens.codigo 

Responder

Gostei + 0

19/01/2006

Genilson

Valeu gandalf.nho era o que precisava. Coloquei o código do jeito que você me mandou e funionou 1000 ¬.

Estarei sempre a disposição de todos no forum e responderei a perguntas todas as noites, ajudando assim aqueles que tenham duvidas

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar