Fórum centralizar objeto #132416
03/02/2003
0
já pergunte aqui mais acho q não responderam, vou perguntar de novo, vai ver q agoar alguémq sabia ve :lol:
alguém sabe como q eu faço para mover a posição de um objeto, para o centro de onde está?
ex: tem um TImage no form, mover ele para o centro do form
ex2: Tem um TImage dentro de um panel, mover ele po centro do panel.
(igual qd vc clica com o botão direito no TImae qd está montando o porjeto e vai em aligin -> center window, ele pone bem no meio do form, ou do panel)
só q eu qeuro q faça em tempo de execução isso!
alguém sabe como q eu faço para mover a posição de um objeto, para o centro de onde está?
ex: tem um TImage no form, mover ele para o centro do form
ex2: Tem um TImage dentro de um panel, mover ele po centro do panel.
(igual qd vc clica com o botão direito no TImae qd está montando o porjeto e vai em aligin -> center window, ele pone bem no meio do form, ou do panel)
só q eu qeuro q faça em tempo de execução isso!
Ddoliv
Curtir tópico
+ 0
Responder
Leoback
Olá!
Você precisa efetuar um cálculo para posicionar seus controles no centro do form. Como exemplo, coloquei um TPanel (Name=Panel1) e um TImage (Name=Image1) dentro do Panel1 e configurei a propriedade align do Image1 para alClient. Coloquei um TButton (Name=Button1) em um formulário (Name=form1) e no evento ´OnClick´ do Button eu digitei o seguinte:
procedure Tform1.Button1Click(Sender: TObject);
begin
//Subtrai o valor da altura ´útil´ do form pela altura do Panel e divide por 2 --> O resultado é armazenado na variável Top do Panel1
Panel1.Top:= (form1.ClientHeight - Panel1.Height) div 2;
//Subtrai o valor da largura ´útil´ do form pela largura do Panel e divide por 2 --> O resultado é armazenado na variável Top do Panel1
Panel1.Left:= (form1.ClientWidth - Panel1.Width) div 2;
end;
Caso não tenha entendido, solicite um exemplo que te mandarei via e-mail.
Um abraço
Leonelson (leoback@ig.com.br)
Você precisa efetuar um cálculo para posicionar seus controles no centro do form. Como exemplo, coloquei um TPanel (Name=Panel1) e um TImage (Name=Image1) dentro do Panel1 e configurei a propriedade align do Image1 para alClient. Coloquei um TButton (Name=Button1) em um formulário (Name=form1) e no evento ´OnClick´ do Button eu digitei o seguinte:
procedure Tform1.Button1Click(Sender: TObject);
begin
//Subtrai o valor da altura ´útil´ do form pela altura do Panel e divide por 2 --> O resultado é armazenado na variável Top do Panel1
Panel1.Top:= (form1.ClientHeight - Panel1.Height) div 2;
//Subtrai o valor da largura ´útil´ do form pela largura do Panel e divide por 2 --> O resultado é armazenado na variável Top do Panel1
Panel1.Left:= (form1.ClientWidth - Panel1.Width) div 2;
end;
Caso não tenha entendido, solicite um exemplo que te mandarei via e-mail.
Um abraço
Leonelson (leoback@ig.com.br)
Responder
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)