Certificaçao de Delphi é importante?

05/03/2013

0

Olá, gente.
Tenho visto alguns tópicos falando de certificações, inclusive teve uns artigos recentes sobre isso. Mas só falaram de Java e .Net.
Como eu comecei a estudar programação usando Delphi, fiquei na dúvida: certificações de Delphi não existem mais? Ou já não tem tanto valor, devido aos boatos dr que o Delphi ia acabar, sei lá.
Claro que eu estou muito longe de ter uma certificação, mas achei interessante levantar esse questionamento, afinal, quero atuar profissionalmente com Delphi.
Obrigada :)
Carla Batista

Carla Batista

Responder

Posts

06/03/2013

Perivaldo Martins

Olá, gente.
Tenho visto alguns tópicos falando de certificações, inclusive teve uns artigos recentes sobre isso. Mas só falaram de Java e .Net.
Como eu comecei a estudar programação usando Delphi, fiquei na dúvida: certificações de Delphi não existem mais? Ou já não tem tanto valor, devido aos boatos dr que o Delphi ia acabar, sei lá.
Claro que eu estou muito longe de ter uma certificação, mas achei interessante levantar esse questionamento, afinal, quero atuar profissionalmente com Delphi.
Obrigada :)


Ainda existe sim a certificação em Delphi (Certificação DelphiDeveloper e Certificação Delphi MasterDeveloper), a Embarcadero mantem um programa de certificação com oferta gratuita para quem tem o XE ou XE2 registrado, lembrando que cada certificação vale por até dois anos segundo a própria Embarcadero. Vejo que a certiicação seja em Ferramentas de Desenvolvimento, Banco de Dados, Sistemas Operacionais, Rede ou Hadware é sim muito importante, demonstra que o profissional buscou conhecimentos, se qualificou, claro que isso não quer dizer quem um profissional certificado seja necessariamente melhor do que um não certificado, no final, a certificação não serve como único parametro para medir esse fator.

Boa sorte e bons códigos!
Responder

06/03/2013

Carla Batista

Obrigada, Martins.
Você que tem mais experiência (ou quem puder responder), acredita que certificação de Delphi exclusivamente ainda é valorizada? Tanto quanto as de .net ou Java, por exemplo?
Grata.
Responder

06/03/2013

Daniel Santos

Se a empresa trabalha com Delphi, uma certificacao Delphi garante que voce não e so mais um programador "Arrasta e Solta"
Responder

06/03/2013

Bruno Leandro

sempre é bom ter um diferencial, no entanto, não basta apenas comer os conceitos para obter a certificação e quando sentar na frente do delphi não sair nada. Eu falo isso porque na faculdade na minha sala existia pessoas que tiravam só 10 mais não sabe da um begin end.

Quando você apresentar o seu curriculum, ganhará pontos em relação aos demais concorrentes, e algumas empresas bonificam esse investimento em conhecimento dos funcionarios.
Responder

06/03/2013

Carla Batista

Obrigada pelas respostas.
Bruno, dessa eu não sabia. Então algumas empresas podem "valorizar" (R$) profissionais que investem na sua formação, tirando certificações?
Ou você fala mesmo sobre a hora da entrevista, que o currículo é visto com mais carinho?
Responder

06/03/2013

Daniel Santos

Quando a empresa possui um plano de cargos e salários, algumas sim, bonificam o funcionário de acordo com o numero de certificados do mesmo.
Responder

06/03/2013

Bruno Leandro

Sim, algumas empresas dão aumento salarial quando os funcionarios possuem certificação. e o curriculum também é olhado com mais carinho, mas já aconteceu na empresa que trabalhava um rapaz com um curriculum invejavel mas na hora de programar ele tinha dificuldades. Na minha opnião duas coisas que contam bastante na hora de analisar um curriculum é experiencia mesmo que estagiario e investimento em conhecimento.
Responder

06/03/2013

Carla Batista

Legal. Então concluímos que não há uma receita mágica para ser bem sucedido profissionalmente, né?
Você pode ter muita experiência e ficar atrás, em uma entrevista, de um "novato" que tenha uma certificação.
Da mesma forma, esse cara certificado pode não ter nenhuma experiência, apenas gostar de estudar e fazer provas.
Vida difícil...
Obrigada, gente.
Responder

06/03/2013

Thiago Jesus

Certificação é uma ótima maneira de estudar, pois você entra em um ciclo de aprendizagem que irá acrescentar muito na sua carreira.
Vale lembrar que certificação não é garantia de competência. Existem muitos profissionais que não possuem certificação e são extremamente competentes, ao mesmo tempo muitos profissionais certificados fazendo bobagem.
Independente da tecnologia que você trabalha, eu acho válido estudar para tirar certificações principalmente pelos conhecimentos que você irá adquirir.
Responder

06/03/2013

Carla Batista

Obrigada a todos.
Acho que podem fechar esse tópico, minha dúvida foi mais que respondida =)
Grata.
Responder

06/03/2013

Joel Rodrigues

Obrigado pelo feedback, Carla.
Vou encerrar o tópico então.
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar