Chave primária

20/04/2007

0

SQL

Estou projetando um banco de dados e na empresa em q estou trabalhando agora tem um padrão p suas tabelas e para a formação de suas chaves primárias.

Para cada tabela é criada um id q funciona como chave primária, por exemplo: a Tabela Aluno tem número de matrícula (o aluno só pode ter um número de matrícula), o nome do aluno, etc e o tal id_aluno que é quem será a chave primária.

A justificativa é q dessa forma se for necessário alterar o valor do número de matrícula (adicionar uma letra a número), como esse atributo não é uma PK fica mais seguro esse processo.

Eu tenho outra visão, pois com esse tal id, em muitas situações preciso fazer vários joins para chegar a uma determinada informação.

Como não sou muito experiente não tenho certeza qual é a melhor abordagem, por isso gostaria q vcs dessem opiniões a esse respeito.

Desde já agradeço a atenção e colaboração de todos.


Ronnypeterson

Ronnypeterson

Responder

Posts

16/05/2007

Psergio.p

Caro amigo não entendi bem, esse ID será ou não PK (chave primaria)?


Responder

15/09/2007

Raserafim

chave primária tem que ser um campo que identifique o registro, ou seja, que tenha um valor que seja único entre todos os registro.

o número da matrícula atende em a este requisito.

portanto ele poderia ser a chave primária. mesmo que este valor venha a se alterar. então você configura a integridade referencial para propagar atualização.

MAS, você colocou que essa matrícula poderia ser alterada e acrescentada uma letra. aí a situação muda.

a chave primária vai formar um índice que irá agilizar as buscas, fazer as ligações em uma consulta. e o ideal é que a chave primária seja números.

para colocar uma letra vc então teria que definir o campo como Char ou VarChar, e isso tornaria as pesquisas bem mais lentas.

sugestão:
vc pode acrescentar um campo a sua tabela, por exemplo, CodAluno, que seria apenas para o funcionamento interno, este seria a chave primária.


Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar