Fórum Chave Primaria #58161

10/04/2007

0

Pessoal,

Boa tarde!

Meu Cadastro de Cliente hoje é dividido em duas tabelas: CLIENTE e outra tabela CONTATO

Na tabela CONTATO eu tenho três campos para guardar Telefone dos Contatos mas estou tendo problema pois estou vendo a necessidade de poder cadastrar mais Números de Telefones pois a maior parte dos Clientes que trabalham com meu sistema fazem a busca dos seus Cliente cadastrados no Sistema através do Numero do Telefone.

Então estou pensando em criar uma terceira tabela TELEFONE e fazer o relacionamento com a tabela CONTATO para que eu não fique limitado a quantidade de Telefone por Contato.

Uma coisa extremamente importante é que não pode em hipótese alguma ter numero de telefone repetido então pensei em criar a tabela tendo como Chave Única o DDD e o Número do Telefone, ficaria mais ou menos assim:

CREATE TABLE TELEFONE (

DDD CHAR(2) NOT NULL,

TELEFONE VARCHAR(9) NOT NULL,

ID_CONTATO INTEGER,

TELEFONE_TIPO VARCHAR(15))

alter table TELEFONE

add constraint PK_TELEFONE

primary key (DDD,TELEFONE)

Outro detalhe importante é que meu Sistema trabalha Conectado há Centrais Telefonicas entao quando entra uma Ligação o Sistema recebe o numero da Central Telefônica e faz uma busca no Banco de Dados procurando pelo numero então preciso que esta Busca seja bem rápida pois na maioria dos Clientes o Telefone toca o dia todo.

Gostaria de pedir a opinião dos colegas, este seria um bom caminho há seguir?

Fico no agurdo.

Um abraço,

Mmoreira

Mmoreira

Responder

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar