Checar data e conferir aniversários

28/01/2006

0

Opa galera! tranquilo? :P
Minha primeira mensagem! rs... bem, sou novo nesse forum, sou novo em delphi, portanto, ignorem perguntas bestas por favor! rsrs :wink:

Galera, acontece o seguinte, eu tenho uma tabela com o campo Nascimento, do tipo Date... (Paradox 7) então, eu precisaria de ajuda, pois nao consegui fazer uma rotina pra checar qual é a data de hj, por exemplo: (28/1) e checar se nesse dia tem algum aniversariante... ja fiz tudo, startup, tudo, só falta isso! :oops:

um grande abraço...
se alguem quiser alguma dica sobre clusters, ou redes, só perguntar, sou novo em delphi, minha área mesmo é redes e Phyton, hehehe! :o

abraços a todos!!! :lol:


Icarus

Icarus

Responder

Posts

28/01/2006

Edilcimar

if table1.fieldbyname(´DATAANIVERSARIO´).value = Date then
showmessage(´HOJE TEM ANIVERSARIANTE´);


Responder

28/01/2006

Icarus

awn.. :shock:
sinto-me IDIOTA por ser algo tão simples e nao pensei, eu até exportei o valor do dia e do mes pra umas variáveis, veja só como fui idiota! rs...
muito obrigado pela dica!

bem, e como seria o código se eu tivesse que mostrar o nome do cara e o telefone dele? ehehehe... espero nao estar sendo muito exigente!
abraços!!! :lol:


Responder

28/01/2006

Icarus

Opa galera! :D

Consegui resolver o problema, bem, para os amigos que também tem esse problema, abaixo vai o código: :wink:

procedure TF_APLICACAO.FormCreate(Sender: TObject); var StrDia,Col1:string; Ano, Mes, Dia: word; begin if table1.fieldbyname(´email´).value = Date then showmessage(´Olá! Hoje temos aniversariantes! Por favor, clique em OK para conhecê-los!´); DecodeDate(Now,Ano,Mes,Dia); StrDia:=IntToStr(Dia); Query.SQL.Clear; Query.SQL.Add(´Select Nome,email,Extract( day From nascimento) From agenda ´); Query.SQL.Add(´Where Extract( Day From nascimento)=´ + StrDia ); Query.Active:= True; Query.Next;


Qualquer duvida pessoal, só chamar! meu email é sergiofigueras [NOSPAM] gmail.com :)