Fórum class??? #238203

17/06/2004

0

Pessoal perdoem minha ignorância mas estou com uma dúvida.
Programo em Delphi a algum tempo e agora estou querendo estudar POO mais a fundo, então em alguns exemplos vejo que declaram procedures ou functions após a palavra Class

class funcaoteste(A:Integer):String;
class Procedure X;

ao invés de simplesmente:

funcaoteste(A:Integer):String;
Procedure X;

Qual a diferença de uma pra outra?

Raziel

Raziel

Responder

17/06/2004

Nextone_br

Estas são as chamadas funções de classe da orientação a objetos.

Este tipo de função tu podes chamar sem a instância de um objeto, simplesmente pela tua classe, por exemplo:

TUtils = class
...
class procedure GraveLog(sMensagem: string); //Aqui digamos que tenha uma função que grave em um arquivo texto alguma mensagem para log

TPessoa = class
...
...

para usar alguma função da classe TPessoa (que não tem nenhuma função de classe) preciso ter instanciado um objeto TPessoa, porém, se eu quiser usar o método GraveLog da classe TUtils, posso simplesmente fazer o seguinte

TUtils.GraveLog(´Inicio do processamento´)

já na TPessoa teria que ser

oPessoa := TPessoa.Create;
try
oPessoa.metodo
finally
oPessoa.Free;
end;

Responder

Gostei + 0

17/06/2004

Rômulo Barros

São essas coisa q eu naão entendoooooo.....

As vezes, fico com vontade de estudar java a fundo.... !!!!! :oops:

Responder

Gostei + 0

18/06/2004

Tatuweb

Dê uma olhadinha nos ítens 2 e 4 dessa página. A LatiumSoftware é um boletim conhecido dos programadores Delphi entretanto parece que recentemente pararam de publicar os exceletes artigos que faziam.

:arrow: http://www.latiumsoftware.com/br/pascal/0049.php

Há muitos outros conceitos a serem abordados na POO mas nesse site você encontra uma boa introdução.

Responder

Gostei + 0

18/06/2004

Raziel

Valeu nextone_br, agora entendi. Vejo que OO tem muitas vantagens, torna o código bem mais limpo, o q se pode ver pelo simples exemplo que vc deu, daqui a pouco eu entendo de vez o espirito da coisa :D

Responder

Gostei + 0

18/06/2004

Raziel

Dê uma olhadinha nos ítens 2 e 4 dessa página. A LatiumSoftware é um boletim conhecido dos programadores Delphi entretanto parece que recentemente pararam de publicar os exceletes artigos que faziam. :arrow: http://www.latiumsoftware.com/br/pascal/0049.php Há muitos outros conceitos a serem abordados na POO mas nesse site você encontra uma boa introdução.

Verdade, muito bom, eu assinei no começo do ano, mas acho que só recebi uns dois, parece que ta faltando tradutor ou tempo, valeu pela dica, nem me lembrava disso.

Responder

Gostei + 0

19/06/2004

Tnaires

Esse class é o equivalente à palavra-chave ´static´ do Java?

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar