Classe parcial

23/07/2012

0

Olá, pessoal.

Estudando Orientação a Objetos em C#, me deparei com as chamadas CLASSES PARCIAIS, mas não entendi bem a utilidade dessa estrutura. Alguém saberia me explicar esse conceito e dizer quando é interessante usar?

Obrigada!
Rachel Andrade

Rachel Andrade

Responder

Posts

23/07/2012

Renato Groffe

Rachel,


Uma classe parcial pode ter seu código dividido em mais de um arquivo. Em cada um destes existirão partes do código que definem a classe, sendo que ao se compilar um projeto que faça uso deste recurso todos os arquivos serão combinados para a montagem do tipo correspondente.

A Microsoft cita como vantagens a possibilidade de desenvolvedores de grandes projetos dividirem a implementação de um recurso, trabalhando separadamente e combinando ao final o que foi codificado.

Dentro do Visual Studio projetos baseados nas tecnologias como Windows Forms (programação desktop), Web Forms (aplicações Web) e Web Services também fazem uso deste recurso.

Segue um link da Microsoft sobre o que comentei aqui:

[url]http://msdn.microsoft.com/en-us/library/wa80x488%28v=vs.80%29.aspx[/url]
Responder

23/07/2012

Rachel Andrade

Oi, Renato. Obrigado pela resposta.
Na sua opinião, seria válido usar este recurso para dividir uma classe extensa de forma a manter os atributos e propriedades separados dos métodos?
Responder

23/07/2012

Renato Groffe

Rachel,

Essa é uma alternativa.

Nos projetos em que trabalho eu costumo utilizar regiões (regions) separando atributos privados, propriedades, métodos (públicos, privados e protegidos), além de eventos. Ao menos nas coisas em que venho trabalhando esse tipo de prática atende bem, mesmo porque para mim eu considero melhor que todo o código de uma classe fique centralizado em um único arquivo (e quando da necessidade de mudanças fica mais fácil identificar todos os pontos que precisarão ser alterados).

Espero que isso tenha ajudado.

Até!
Responder

24/07/2012

Rachel Andrade

Obrigado, Renato. Com certeza ajudou muito.
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar