Fórum ClientDataSet em Delphi 5 #167191
01/07/2003
0
Marcio
Marciosystem
Curtir tópico
+ 0Posts
01/07/2003
Allan
Eu uso aqui só que com Oracle, mas o mecanismo é o mesmo :
Vc tem que ter a seguinte estrutura : TQuery (ou outro dataset) , um provider (DataSetProvider) , e um ClientDataSet . Vc atribui a propriedade dataset do provider na sua query e a propriedade providername do cds apontando pro seu provider . Adicione os campos através do fields editor na query e no cds , ok ?
Lembre que se na sua query , o from tiver mais de uma tabela , a primeira tabela é que será a tabela que será atualizada , a menos que vc mude isso no evento ongettablename do provider.
Allan
Gostei + 0
01/07/2003
Marciosystem
Gostei + 0
01/07/2003
Marciosystem
Gostei + 0
01/07/2003
Marciosystem
Gostei + 0
02/07/2003
Allan
Qq coisa meu e-mail é amacedo@borland.com.br.
Allan
Gostei + 0
02/07/2003
Jairroberto
É bom lembrar que usando ClientDataset o cache já é feito por este componente e as alterações só são submetidas ao Query quando você usar o método ApplyUpdates do ClientDataset, por isso é desnecessário manter ativada a propriedade CachedUpdates do Query.
Quanto à utilização do objeto TDatabase, isso está vinculado à maneira como você fará o acesso ao banco de dados, e não tem nada a ver com a utilização do ClientDataset. Particularmente eu recomendo sempre o uso de um Database para gerenciar a conexão com o banco de dados, mesmo com o BDE, pois isso facilita bastante a configuração da localização das tabelas em um diálogo de configuração ou simplesmente através de uma variável de Registro ou de arquivo INI. Eu nunca uso aliases BDE.
Atenciosamente,
Jair
Gostei + 0
02/07/2003
Jairroberto
É bom lembrar que usando ClientDataset o cache já é feito por este componente e as alterações só são submetidas ao Query quando você usar o método ApplyUpdates do ClientDataset, por isso é desnecessário manter ativada a propriedade CachedUpdates do Query.
Quanto à utilização do objeto TDatabase, isso está vinculado à maneira como você fará o acesso ao banco de dados, e não tem nada a ver com a utilização do ClientDataset. Particularmente eu recomendo sempre o uso de um Database para gerenciar a conexão com o banco de dados, mesmo com o BDE, pois isso facilita bastante a configuração da localização das tabelas em um diálogo de configuração ou simplesmente através de uma variável de Registro ou de arquivo INI. Eu nunca uso aliases BDE.
Um abraço,
Jair
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)