Fórum ClientDataSet :: Field value required #277571
16/04/2005
0
ao incluir dados em um clientdataset com apenas dois campos, ao dar o post ele me retorna esta mensagem. [color=red:30851bdacf]Field value required[/color:30851bdacf]
tenho os seguintes campos:
codigo (integer)
nome (string)
ai faço:
CDSDetalhe.Append; CDSDetalhe.FieldByName(´CODIGO´).AsInteger := 1; CDSDetalhe.FieldByName(´NOME´).AsString := ´otto´; CDSDetalhe.Post; // aqui o erro
:arrow: os dois campos eestão como required = false; :oops:
alguem saberia informa se é bug ou DO mesmo?? :cry:
Otto
Curtir tópico
+ 0Posts
16/04/2005
Nerdex
Dicas:
- Verifique se os nomes dos campos correspondem ao código digitado;
- Verifique se vc criou um arquivo XML ou CDS (binário) antes de... rodar;
- Verifique se vc, após criar os campos, clicou c/ o botão direito no CD escolhendo a opção: ´Create DataSet´;
- Por último... (eu não precisei fazer). Adicione MidasLib na sua uses;
... e por último leia isto: [img:3a6a2d192c]https://www.devmedia.com.br/portal/images/shop/livro_guinther.gif[/img:3a6a2d192c] com certeza irá te ajudar...: :roll: [/list:u:3a6a2d192c]
Gostei + 0
16/04/2005
Otto
suspeitei desde o principio...
tudo feito, menos adicionar midaslib pq antes funcionava perfeitamente.. usava o BDE, agora to com Zeos.. :?
:x piada sem jeito :x
Gostei + 0
16/04/2005
Nerdex
[list:f5adda01a9] Nem Zeus... muito menos o BDE interferem neste caso...: :wink: [/list:u:f5adda01a9]
[list:f5adda01a9] Desculpa a piada...: :oops: ... mas não é piada: o livro é legal mesmo...: :!: [/list:u:f5adda01a9]
Gostei + 0
17/04/2005
Bruno Belchior
Gostei + 0
17/04/2005
Otto
depurando o sistema, os dois campos estao preenchidos, no post ocorre isso :x
Gostei + 0
17/04/2005
Vinicius2k
Vc está usando o CDS só como tabela de memória e fazendo a inserção no BD ´no braço´ (via SQL)?
Se não, ou seja, se vc estiver usando:
[b:5236dbf41d]ZConnection -> ZQuery -> DataSetProvider -> ClientDataSet[/b:5236dbf41d]
O problema *pode* estar aí... a Zeos não tem suporte à Midas (Provider), veja os KnowBugs.html :
Ainda assim, se vc estiver usando este esquema de ligação, vc precisaria setar o Required = False nos TFields da ZQuery também...
T+
Gostei + 0
18/04/2005
Bruno Belchior
Gostei + 0
18/04/2005
Otto
mas, resolvi aqui.. aquele velho esquema.. deleta o cds e bota denovo.. :evil:
Gostei + 0
03/05/2005
Michaell
Colega, tive o mesmo problema que você mas não posso implementar o mestre-detalhe a nível de CDS pois estou utilizando multicamadas... Alguém poderia dar uma outra dica deste BUG?? Cara, decepcionei com o Delphi GERAL agora... Só foi adicionar campos calculados no CDS... Tava funcionando belezinha... e o pior... Já tentei remover todos os fields e NADA! Alguém pode me ajudar? Afinal de contas, não posso migrar pra C# da noite pro dia... Ainda preciso do Delphi...
[]´s
Gostei + 0
03/05/2005
Michaell
Só acrescentando... Eu tenho um campo ID na tabela, sendo que no SQLDataSet e no ClientDataSet eu configurei o ProviderFlags apenas dele (que é a chave primária) como pfInKey e os outros Fields estão com ProviderFlags como pfInUpdate e pfInWhere. No DataSetProvider o UpdateMode está como upWhereAll.
[]´s
Gostei + 0
04/05/2005
Michaell
Gostei + 0
04/05/2005
Otto
for i:=1 to LQry.FieldCount do LQry.Fields.FieldByNumber(i).Required := false;
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)