Fórum ClientDataSet Mestre/Detalhe #328295
30/08/2006
0
Eu tenho uma palicação 3 camadas, com 1 DataSetProvider, 2 SQLDataSet (1 Mestre e outro Detalhe), 2 ClientDataSet. Utilizo Delphi 7 c/ Firebird. Agora vem a minha dúvida. Posso utilizar o CommandText do ClientDataSet detalhe ? As minhas tentativas aqui foram frustantes. Outro detalhe, a opção poAllowCommandText do DataSetProvider está True.
Grato pela atenção !
Jrinfo2005
Curtir tópico
+ 0Posts
30/08/2006
Marco Salles
mas a razão do comamdText do ClientDatset é exatamente funcionar em em arquitetura multicamadas..
em aplicação desktop , ate se faz , mas não se ganha nada com isto...
imagine no seu caso : o SqlDataset esta na aplicação servidora e o clientDataset na estação Cliente , para alterarmos o Sql do SqlDataset em tempo de execução fica muito dificil por outra via que não seje o comamdoText do ClientDataSet.
Gostei + 0
30/08/2006
Marco Salles
mas a razão do comamdText do ClientDatset é exatamente funcionar em em arquitetura multicamadas..
em aplicação desktop , ate se faz , mas não se ganha nada com isto...
imagine no seu caso : o SqlDataset esta na aplicação servidora e o clientDataset na estação Cliente , para alterarmos o Sql do SqlDataset em tempo de execução fica muito dificil por outra via que não seje o comamdoText do ClientDataSet.
Gostei + 0
30/08/2006
Paullsoftware
se não está funcionando deve está pelomenos apresentando algum erro, qual?
Gostei + 0
01/09/2006
Jrinfo2005
Me desculpem a demora, mas é q estava corrido aqui no serviço !
paullsoftware, o erro q aparece é esse : ´missing query, table name or procedure name´. O CommandText do ClientDataSet está preenchido corretamente ! Ainda estou sem entender o q acontece !
Grato pela atenção de todos
Gostei + 0
02/09/2006
Jrinfo2005
Gostei + 0
04/09/2006
Arc@njo
Como você mesmo disse, o erro que aparece é ´missing query, table name or procedure name´, pelo que entendo do componente DataSetProvider (o qual voce ja mudou a propriedade poAllowCommandText para True) o mesmo esta ligado ao ClientDataSet Mestre, sendo assim a mudança da propriedade CommandText somente fara efeito se for modificada no ClientDataSet da tabela mestre, não da tabela detalhe, visto que sua tabela detalhe não esta diretamente ligada ao DataSetProvider e sim a sua Tabela Mestre.
Caso queira refinar a apresentação do detalhe de uma tabela mestre, sugiro usar as propriedades: Filtered e Filter do componente ClientDataSet da tabela Detalhe.
Espero ter ajudado.
Gostei + 0
04/09/2006
Jrinfo2005
Gostaria de, primeiramente, agradecer a atenção de todos ! Arc@njo, na realidade eu naum gostaria de filtrar e sim utilizar campos de outras tabelas. Bom, mas uma dúvida minha vc já tirou, pelo q entendi naum tem como alterar o CommandText da tabela detalhe, sendo q a tabela Mestre é q está ligada a um DatasetProvider ! A solução é fazer de outro jeito !
Obrigado a todos !
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)