ClientDataSet não conecta

21/02/2006

0

Boa tarde.
Estou enfrentando um problema na conexão do meu ClientDataSet com o banco de dados. Trata-se de um aplicativo de controle de duplicatas a pagar, onde utilizo Delphi 7, componentes de conexão dbexpress (SQLConnection, SQLDataSet) e Data Access (DataSetProvider, ClientDataSet e DataSource).
Estava utilizando banco de dados Interbase, e a aplicação vinha funcionando perfeitamente. Mudei o banco de dados para Firebird e aí começaram os problemas.
Simplesmente há algumas tabelas que não conectam ao banco de dados e retornam o seguinte erro: [color=darkred:126e9ef0a2]Request synchronization error.[/color:126e9ef0a2] Já recriei todos os componentes de acesso ao BD, mas não entendo porque isso está ocorrendo.
Só não tentei recriar as tabelas novamente. Se alguém tiver alguma dica, eu agradeço, pois não sei mais o que fazer.
Obrigada. :!:


Eliane Dorr

Eliane Dorr

Responder

Posts

21/02/2006

Mahdak

aqui eu uso D7 e firebird 1.5 com os componentes da paleta Interbase e funciona tranquilamente.
Tem um post fixo no forum interbase explicando passo a passo como realizar as conecções.. da uma olhadinha lá. Creio que irá ajuda-lo
Abraços!


Responder

22/02/2006

Eliane Dorr

Bom dia a todos. Conforme sugerido pelo colega mahdak, li o tópico que tratava sobre dbexpress para firebird e resolvi fazer a instalação do driver UIB Firebird conforme descrito no artigo. Criei então uma nova conexão no meu data module e até conectou com o banco de dados. Porém, quando quero inserir o command text no meu SQLDataSet, simplesmente não aparecem as tabelas. Agora complicou de vez. Se alguém puder me ajudar, muito obrigada. Até mais.


Responder

22/02/2006

Vinicius2k

Colega,

Você diz: ´Mudei o banco de dados para Firebird...´
Mas: Qual a versão do IB utilizada antes? Qual foi seu processo de migração?

Ao migrar do IB 6 para o FB você deve fazer um Backup do seu banco de dados no IB e depois restaurá-lo no FB. Você fez isso, o apenas desinstalou um e instalou outro?

Quanto ao driver da UIB, infelizmente, melhor esquecê-lo. Não funciona corretamente e o seu desenvolvimento parou. Se quiser um driver específico para o Firebird, com garantia de desenvolvimento, continuidade e compatibilidade, terá que adquirir um comercial: o melhor é InterXPress -- http://www.upscene.com/ -- da Upscene.

Mas garanto-lhe que o driver para IB da Borland (dbexpint.dll) funciona perfeitamente com o FB 1.0.x e 1.5.x -- eu o utilizo em todos os meus projetos, sem nenhum problema. Esta falada ´incompatibilidade´ *ainda* não existe.


Responder

22/02/2006

Eliane Dorr

Na verdade o IB 6 foi desinstalado e o FB foi instalado então. Com o banco de dados não foi feito nada, simplesmente ficou como estava. Seria esta a causa destes problemas? O que percebi é que tabelas onde não há nenhum dado a conexão é estabelecida perfeitamente, e nas tabelas que já contém dados é que está o problema. Ao tentar conectar dá o seguinte erro: [color=darkred:98f1bf3487]Request synchronization error.[/color:98f1bf3487]
Se alguém tiver uma dica, eu agradeço.


Responder

22/02/2006

Vinicius2k

Colega,

O ODS (On-Disk Structure) do FB 1.5 é bem diferente do IB 6. Você [b:22a78a7543]não pode[/b:22a78a7543] apenas utilizar o mesmo banco. Esta é uma regra que deve ser sempre observada.

Você precisará, então, instalar o IB 6, fazer o backup do banco e restaurá-lo no FB.

Siga a sequência: desinstala FB-> instala IB -> backup -> desinstala IB -> instala FB -> restore. Você poderia fazer isto em uma outra máquina para que não seja necessário tantas instalações e desinstalações.


Responder

22/02/2006

Eliane Dorr

Obrigada pelas dicas Vinicius2K. Vou fazer conforme você postou, e assim que terminar informo os resultados.
Valeu.


Responder

22/02/2006

Eliane Dorr

Só para constar: Criei um novo banco de dados no FB 1.5 e criei novamente o meu data module que faz as conexões do delphi com o BD, e funcionou tudo certinho.
Obrigada a todos.


Responder

12/09/2006

Yallebr

Estou com esse mesmo problema.

Simplemente o banco de dados funcionava e parou de funcionar. Tudo em FB. Alguém já passou por isso?


Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar