Fórum ClientDataSet ou DataSet? #318866

10/04/2006

0

Pessoal!
Já li alguns artigos sobre utilização de DataSets, mas continuo com uma dúvida...
Estou desenvolvendo um sistema Cliente/Servidor, utilizando Delphi7, Firebird 1.5 e os componentes de acesso FIBPlus, que poderiam ser também DBExpress...
Para acessar o banco estou utilizando o conjunto ´DataBase / Transaction / DataSet / DataSource´.
Minha dúvida é: que vantagem eu teria se usasse ´DataBase / DataSet / DataSetProvider / ClientDataSet / DataSource´?
Até agora, consegui fazer tudo o que precisei utilizando o primeiro conjunto de componentes. Em algum momento poderei precisar do [b:8ac2cb540f]DataSetProvider e ClientDataSet[/b:8ac2cb540f]? Alguém poderia me citar alguma situação que não se consiga resolver apenas com o DataSet, ou seja, em que é indispensável um ClientDataSet?

Obrigado a todos!

Tomew

Tomew

Responder

10/04/2006

Edineidaniel

Tb tive essa dúvida...
Pois bm, como nao tinha resposta concreta. Resolvi desenvolver d maneira mais fácil sem o uso de ClientDataSet...
Mas eu não usava estes seus componentes...usava os da paleta interbase...
Tive sérios problemas quanto ao atualização de dados de um micro para o outro...!!!!... E mais no momento q o cliente optar por utilizar outro banco de dados...???!!! vc vai trocar todos os componentes??? Ou vai somente alterar seu tipo de conexão...!!! E se o sistema for rodar em Web Snap...??

Pois eh eu utilizo o DBExpress e não tenho problemas...

Att,
Edinei

Responder

Gostei + 0

10/04/2006

Tomew

Muito obrigado pelo retorno!
Considerando que não haja necessidade de troca de banco de dados. Ainda assim você vê algum problema em não trabalhar com ClientDataSet?
Nos seus sistemas, usando DBExpress, você trabalha com ClientDataSet, em função dos problemas enfrentados, certo?
Que componentes exatamente você usa?

E com relação a compatibilidade do DBExpress com versões futuras do Firebird, li algo de que poderemos enfrentar problemas... Vc sabe algo mais sobre isso?

abraço

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar