Fórum ClientDataSet #184356
26/09/2003
0
tem que escrever manual,ou conecta-se via eventos?
Pernambuco_fjv
Curtir tópico
+ 0Posts
26/09/2003
Biscalquini
O ClienteDataSet serve tem duas funcionalidades essenciais:
1 - Serve para criar uma TABELA VIRTUAL: Vc define os campos, tipo e chaves na propriedade FielDefs, assim como montar uma tabela PARADOX, depois clique com o botão direito sobre ele e selecione a opção CreateDataSet, a tabela estrá criada. Se for abri-lo em runtime, não use OPEN ou ACTIVE:=TRUE, mas assim: ClienteDataSet.CREATEDATASET. Aí vc pode salvar registros nele temporariamente, ou senão gravar os registros em um arquivo .xml no disco.
2 - Acessa os dados de uma query de modo bidirecional e editável: Vc pode ligar o ClientDataSet a uma Query, SQLQuery, SQLDataSet e outros componentes DataSet...
Para isto basta fazer o seguinte. Coloque um componente SQLQuery (DataSet), um DataSetProvider e um ClientDataSet no seu form. Coloque o código SQL no SQLQuery, Vá nas propriedades do DataSetProvider e em DataSet selecione o SQLQuery, vá as propriedades do ClientDataSet e em ProviderName selecione o DataSetProvider, agora vá até ACTIVE o mude para TRUE, se tudo deu certo ele vai ativar sem problemas, e vc pode editar e navegar sobre os registros selecionados pela SQLQuery de modo bidirecional.
Para saber mais, como gravar os dados na TABELA e tratar erros pode me contactar pelo ICQ
Espero ter esclarecido a sua dúvida
Gostei + 0
26/09/2003
Eric.miranda
estou procurando material sobre Clientdataset a um maior tempão..
vc tem alguma para me arrumar?? ou sabe onde acho?
que explique funcionalidades, qdo usar etc..
essa explicação sua já me esclareceu bastante.. mas queria me aprofundar mais..
obrigado
Eric
eric@politran.com.br
Gostei + 0
26/09/2003
Rik3500
Gostei + 0
26/09/2003
Biscalquini
Tenho planos para escrever um artigo sobre DbExpress e os componentes da paleta DataAcess, mas estou meio sem tempo, mas posso esclarecer suas dúvidas pelo ICQ, é só me adicionar nos seus contatos e perguntar.
[b:419e0711e1]rik3500:[/b:419e0711e1]
O que eu disse sobre o ClientDataSet usando o comando CreateDataSet, só serve quando ele não está vinculado a NENHUM DataSetProvider. Assim ele passa a ser uma tabela VIRTUAL independente, e que pode ter seus dados gravados em um arquivo .xls. Quando Esle está ligado a um DataSetProvider, aí o ACTIVE ou OPEN funcionam normalmente
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)