Fórum ClientDataSet #256150
26/10/2004
0
Amigos, qual o melhor componente de conexão ao Firebird usando DatasetProvider + ClientDataset ??? Dbexpress ou IBX ????
Marcos.rio
Curtir tópico
+ 0
Responder
Godzilla_xf
[b:9a9447a4ca]Olá, na minha opinião vc deveria usar o ´DBExpress´ a começar pelo fato de que se vc quiser migrar para um outro DB futuramente vc não prescisara mudar nada ou quase nada do codigo fonte do programa basta mudar o driver de conexão do DBExpress. Com o ´IBX´ vc fica um pouco limitado a esses dois DB´s sem a possibilidade de uma possivel mudança de base de dados.
mais como eu disse essa e a minha opinião.
espero ter ajudado.[/b:9a9447a4ca]
mais como eu disse essa e a minha opinião.
espero ter ajudado.[/b:9a9447a4ca]
Responder
Gostei + 0
26/10/2004
Vinicius2k
na minha opinião vc deveria usar o ´DBExpress´ a começar pelo fato de que se vc quiser migrar para um outro DB futuramente vc não prescisara mudar nada ou quase nada do codigo fonte do programa basta mudar o driver de conexão do DBExpress.
Para mim, isso é uma lenda...
Para aproveitar, realmente, os recursos de um SGBD vc precisa utilizar-se de funções proprietárias e estas, infelizmente, diferem bastante entre eles... em consultas complexas as diferenças são mais marcantes, então, no mínimo, vc terá que reescrever todas as queries, ou pelo menos a maioria...
Não estou denegrindo o dbExpress, de forma nenhuma, até porque é com ele que trabalho atualmente, mas não tão simples assim...
A grande vantagem não está na camada de acesso e sim na Midas... esta sim pode ser usada em conjunto com qualquer camada de acesso e se vc basear as operações sobre o ClientDataSet e Provider, poderá trocar a camada de acesso facilmente, mas ainda sim terá que reescrever boa parte das queries, se mudar de SGBD...
Se eu tivesse tido esta visão há algum tempo atrás teria baseado minhas aplicações com IBX e ADO sobre a Midas... isso me pouparia muito retrabalho agora... o problema é que só ´descobri´ a Midas quando decidi trabalhar com dbExpress... há pouco mais de 2 anos... e ela ´estava lá´ desde o Delphi 5...
Minha opinião é que vc deve usar a melhor camada de acesso para cada SGBD... no caso para o Firebird, camadas que trabalham diretamente com a API do servidor tendem a ser melhores e oferecer mais recursos particulares...
Bem, o problema é que, infelizmente, não se sabe até quando o IBX vai ser compatível com o Firebird, então a opção mais segura, na minha opinião, é o dbExpress, mas por razões diferentes da do colega GodZilla_XF... apenas porque ele permite utilização de um driver de 3ºs, caso o driver da Borland deixe de ser compatível assim como o IBX.
T+
Responder
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)