Clientes e Fornecedores na mesma tabela

04/01/2007

0

Senhores,
Gostaria de saber o que voces acham do cadastro de CLIENTES e FORNECEDORES ficarem na mesma tabela tendo um campo para diferenciar os dois.
Iniciei um projeto e a principio usei a mesma estrutura de um outro sistema que ja tenho mas neste terei modulos de controle de estoque, contas a pagar e receber ... etc .. etc ...
Enao neste caso nao sei se poderia deixar o cadastro desta maneira.


Mmoreira

Mmoreira

Responder

Posts

18/06/2007

Davicarrano

se vc estiver construindo seu projeto orientado a objetos eu sugiro que vc crie uma tabela que contenha os dados em comuns entre clientes e fornecedore, por exemplo, PESSOA(id,nome,endereco...) e crie as tabelas clientes e fornecedores com as informações próprias de cada uma....


Responder

18/06/2007

Gandalf.nho

A menos que haja muitas diferenças de estrutura entre as 2 tabelas, pode perfeitamente colocar ambos na mesma tabela, usando um campo para distinguir.


Responder

18/06/2007

Davicarrano

acho q o gandalf vai concordar comigo.... ao se projetar um sistema que atenda diferentes areas, pode-se ter uma diferença muito grande entre essas duas tabelas.... e para uma modelagem bem feita de BD deve-se evitar essa situação...


Responder

19/06/2007

Davicarrano

e para exemplificar ainda mais... lembre-se q um cliente tb pode ser seu fornecedor.... tendo um campo pra setar se é cliente ou é fornecedor, não atenderia essa situação....


Responder

25/09/2007

Raserafim

muito embora concorde que dá para utilizar em uma mesma tabela o cadastro de fornecedores e de clientes e criar duas tabelas para as especificidades de cada um,

mas prefiro colocar cada um em sua tabela, acho que fica mais fácil de visualizar a construção do sistema.


Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar