Código Automático ao entrar no form

19/04/2018

0

Boa Noite!
estou precisando de uma ajuda dos professores de plantão!! ai vai minha duvida:
estou fazendo um sistema e gostaria de colocar o código automatico, tipo: tenho um form que é
meu menu e nesse menu tenho o tal botão para entrar na minha ordem de serviço, o que eu gostaria
é de quando eu clicasse nele abrisse a pagina da Ordem de Serviço ja com o codigo na Edit, estou
utilizando para meu banco o DataBase Desktop e Paradox 7, no meu Data Module tenho uma Table e um
Data Sourcer, se alguém puder me ajudar? fico muito grato!!
Martins Luthier

Martins Luthier

Responder

Post mais votado

28/04/2018

Bom dia.
Esse código a ser gerado ele é um PrimaryKey, é gerado automático?
Se sim você pode colocar uma query e obter o proximo ID enviado para o Edit.
Ou seja no click no seu button ele deve criar o form de ordem de serviço e em seguida já verificar qual o proximo id do generator.

Raimundo Pereira

Raimundo Pereira
Responder

Mais Posts

27/04/2018

Jerson Boer

Olá Martins, vamos ver se ajuda na sua dúvida. Você quer enviar para a OS um código que existe no formulário principal do Menu ou você quer que, ao abrir, já crie a OS e exiba o código dela?
Responder

30/04/2018

Martins Luthier

boa noite P2!!
Você poderia me dar um exemplo de como ficaria essa rotina? desde já muito obrigado!!
Responder

09/05/2018

Emerson Nascimento

Cuidado com a forma de implementação desse numeral de OS. Se o sistema puder ser utilizado por mais de uma pessoa simultaneamente, poderá haver duplicidade no número da OS.

Suponha o seguinte:
A última OS digitada foi a número 15.
Daí o primeiro usuário entra na inclusão de OS, o sistema vai até o último registro, pega o número e soma 1, obtendo 16.
Nesse mesmo tempo outro usuário faz o mesmo procedimento, então o sistema vai até o último registro, pega o número e soma 1, obtendo 16.
Se ambos tentarem gravar suas OSs, o sistema irá gerar um erro de violação de chave primária.

O correto seria obter o número no momento da gravação do registro e exibi-lo ao usuário ou criar uma tabela de numeradores, onde a sequencia seria obtida dali.
Responder

09/05/2018

Martins Luthier

Boa Noite Emerson!! esse sistema vai ser usado por apenas um usuário! continuo aqui aguardo uma ajuda de uma boa alma, mas pelo que vejo esta dificil para todos do forun, todos com a mesma dificuldade, mas se tiver alguém que possa me ajudar vou ficar muito grato!!
Responder

09/05/2018

Martins Luthier

Boa Noite Emerson!! esse sistema vai ser usado por apenas um usuário! continuo aqui aguardo uma ajuda de uma boa alma, mas pelo que vejo esta dificil para todos do forun, todos com a mesma dificuldade, mas se tiver alguém que possa me ajudar vou ficar muito grato!!
Responder

10/05/2018

Emerson Nascimento

Se é garantido que somente um usuário irá utilizar, siga a dica passada pelo colega P2:

Antes de apresentar a tela ao usuário, vá até o último registro
Table.Last;
Obtenha o número da próxima OS:
nProxOS := Table.FieldByName('NumOS').AsInteger + 1;
Inclua um novo registro já com o próximo número preenchido:
Table.Insert;
Table.FieldByName('NumOS').AsInteger := nProxOS
Responder

10/05/2018

Martins Luthier

Bom dia Emerson, fico muito grato em seu empenho a me ajudar!! tenho 2 duvidas!! tipo: ( nProxOS ) seria uma variável ? outra dúvida!! toda essa rotina eu colocaria onde? muito obrigado!!
Responder

10/05/2018

Emerson Nascimento

nProxOS é uma variável numérica que receberá o próximo número de OS.
O código deve ser colocado imediatamente antes de apresentar a tela de OS para o usuário. Com não tenho o seu fonte, não tenho como te dizer exatamente onde deve ser colocado.
Responder

10/05/2018

Martins Luthier

nProxOS : Stringer ; seria assim? eu tenho uma tela inicial e lá contem vários botões um deles chama o Form ( OS ) no caso seria neste botão, ou seria em outro lugar?
Responder

11/05/2018

Martins Luthier

Boa Noite Emerson! tentei essa rotina no botão que chama a tela da OS, mas a tela não abre e da o seguinte erro: O campo N_da_OS ( campo do código ) não pode ser modificado, vc saberia dizer o que pode estar acontecendo?
Responder

14/05/2018

Emerson Nascimento

Talvez a propriedade ReadOnly do campo esteja como True. Na verdade é preciso saber como tal campo está definido na sua base de dados.
Responder

14/05/2018

Raimundo Pereira

add no skype rcp@outlook.com.br
Responder

15/05/2018

Martins Luthier


Boa noite P2 !! Pode ser no ZAP ? ( 21 ) 96443-8057
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar