Codigo duplicado com acess e delphi

04/02/2003

0

EU PEDI AJUDA SOBRE CODIGO DUPLICADO NO DELPHI COM ACESS, E UM BOM AMIGO ME ENSINOU O SEGUINTE.


try
Table1.Post;
exception
ShowMessage(´Código já utilizado´);
Edit1.SetFocus;
Abort;
end;


SO NÃO SEI ONDE POR, POIS USO DBNAVIGATOR.....

ALGUEM PODE ME AJUDAR..


Uoquisala

Uoquisala

Responder

Posts

04/02/2003

Anonymous

Tente colocar no onClick do dbNavigator...


Responder

04/02/2003

Fern4ndø ßlek4ute

A dica abaixo apresenta o código para evitar que o programa pare e envie uma mensagem padrão de erro por Key Violation (Chave Primária).

Para isto, o código deve ser inserido no evento OnPostError do componente de banco de dados (Table ou Query).

Toda vez que ocorrer um erro de gravação no banco de dados este evento será executado, sendo que na variável de parâmetro ´E´ deste procedimento é armazenado a mensagem que será apresentada na tela.

No caso de Key Violation a mensagem é exatamente esta: ´Key violation.´.

Para realizar um tratamento deste erro, testa-se se a mensagem ocorrida é ´Key violation.´, se for verdadeiro o processo de gravação é abortado (Action := daAbort).

Código Completo:

Procedure TForm1.Table1PostError(DataSet: TDataSet; E: EDatabaseError;var Action: TDataAction);
Var
ErroMens :String;
begin
ErroMens := E.Message;
if ErroMens = ´Key violation.´ then begin ShowMessage(´Chave Primária Inválida !´);
action := daAbort;
end;
end;

falow


Responder

04/02/2003

Uoquisala

Cara ta dando erro, ele da undeclared identifier ´ShowMessage´

[quote:30a06b68ba=´FeRn4ndØ ßleK4uTe´]A dica abaixo apresenta o código para evitar que o programa pare e envie uma mensagem padrão de erro por Key Violation (Chave Primária).

Para isto, o código deve ser inserido no evento OnPostError do componente de banco de dados (Table ou Query).

Toda vez que ocorrer um erro de gravação no banco de dados este evento será executado, sendo que na variável de parâmetro ´E´ deste procedimento é armazenado a mensagem que será apresentada na tela.

No caso de Key Violation a mensagem é exatamente esta: ´Key violation.´.

Para realizar um tratamento deste erro, testa-se se a mensagem ocorrida é ´Key violation.´, se for verdadeiro o processo de gravação é abortado (Action := daAbort).

Código Completo:

Procedure TForm1.Table1PostError(DataSet: TDataSet; E: EDatabaseError;var Action: TDataAction);
Var
ErroMens :String;
begin
ErroMens := E.Message;
if ErroMens = ´Key violation.´ then begin ShowMessage(´Chave Primária Inválida !´);
action := daAbort;
end;
end;

falow[/quote:30a06b68ba]


Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar