Colocando Panel em um MDIForm

12/05/2005

0

Preciso colocar um panel e um dbgrid dentro deste panel em um MDIForm, quando faço isso os meus formulários MDIChild ficam atrás do panel, ou se eu colocar só o DbGrid acontece o mesmo, como faço para colocar este panel ou o DbGrid atrás dos MDIChild


Biscalquini

Biscalquini

Responder

Posts

12/05/2005

Massuda

Num aplicativo MDI, o form principal (aquele com estilo MDIForm) pode conter apenas os forms MDI filhos, nada mais.

Um comentário não relacionado diretamente com sua dúvida... Geralmente o modelo MDI é abusado pelos programadores Delphi... por exemplo, fazer um aplicativo MDI que não pode ter mais de um form MDI filho aberto é um caso típico de abuso do modelo; o propósito do modelo MDI é permitir abrir múltiplos forms com conteúdo similar.

Dependendo do tipo de interface que você pretende ter, melhor fazer um aplicativo SDI que lista os dados num grid e permite editar os dados usando um form exibido com ShowModal.


Responder

12/05/2005

Biscalquini

Geralmente eu coloco imagens no fundo dos MDIForm para melhorar a estética, dependendo da configuração de máquina que o cliente tem, mas usando um canvas para isso, só queria saber se dá pra fazer a mesma coisa com um panel.


Responder

12/05/2005

Massuda

...queria saber se dá pra fazer a mesma coisa com um panel.
Acho que não tem um jeito de fazer isso.

A área onde aparecem os forms MDI filhos é uma janela mantida pelo Windows cujo handle é exposto no form MDI pai através da propriedade ClientHandle (provavelmente você usou essa propriedade para desenhar nessa área).

O problema é que você teria que mudar o Parent do painel para ser essa janela mantida pelo Windows e não existe (acho) um jeito de fazer isso unicamente através da VCL.


Responder

27/07/2008

Micheus

Para o caso de alguem vir a precisar:
- [url=http://scriptbrasil.com.br/forum/index.php?s=&showtopic=86444&view=findpost&p=381631]Componentes na area client do MDIForm[/url]
- [url=http://scriptbrasil.com.br/forum/index.php?s=&showtopic=109509&view=findpost&p=455748]Como Usar Um Dbnavigator P/ Várias Janelas Mdi[/url]
- [url=http://scriptbrasil.com.br/forum/index.php?s=&showtopic=120665&view=findpost&p=494620]Imagem de fundo piscando quando utilizado timer para mover label[/url]


Responder

21/01/2020

Marcos Junior

Preciso colocar um panel e um dbgrid dentro deste panel em um MDIForm, quando faço isso os meus formulários MDIChild ficam atrás do panel, ou se eu colocar só o DbGrid acontece o mesmo, como faço para colocar este panel ou o DbGrid atrás dos MDIChild


Já pensou em quando você chamas seus formulário childs você dar um hide no seu dbgrid e panel e quando fechar os formulários filhos você da um show no dbgrid e panel.
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar