GARANTIR DESCONTO

Fórum comando no onclick em tempo execução #162743

27/05/2003

0

ola .. como mando um comando para o evento onclick de um componente em tempo de execução .. tipo

[b:fc2ee4f5df]botão.onclick:=showmessage(´teste´);[/b:fc2ee4f5df]

Sei q assim tá errado, mas gostaria de saber a forma correta
Valeuuu[/b]

Fer

Fer

Responder

27/05/2003

Ikkisamurai

primeiro você precisa criar um ´método compátivel´ com o evento que vc deseja utilizar.... método compátivel eh um método que possui a lista de parametros que o evento utiliza.
no caso do onclick eh o sender.

Exemplo:

private
procedure MostraMensagemTeste(Sender: TObject);

... implementation ...

procedure TForm1.MostraMensagemTeste(Sender: TObject);
begin
ShowMessage(´Teste´);
end;

agora vc pode atribuir esse MostraMensagemTeste ao componente (no caso um botao):

Button1.OnClick := MostraMensagemTeste;

Sempre que o botao for clicado ele executa o procedimento.

Para deixar sem método nenhum no onclick use:
Button1.OnClick := nil;

P.S: Se você alterar o método do OnClick, vc estará trocando o método que estava programado anteriormente... Se necessário, vc deve restaurar o método padrão.

Button1.OnClick := Button1Click;

Resolveu?
:D

Responder

Gostei + 0

27/05/2003

Fer

blz .. saquei cara .. mas como eu altero o MostraMensagemTeste em tempo de execução?

Responder

Gostei + 0

27/05/2003

Ikkisamurai

Naum sei se entendi... mas me parece que você quer fazer que o código a ser executado venha de fora da aplicação. Eh isso?
Se for vc vai precisar de um interpretador de scripts. (ou construiur um :lol:)

Responder

Gostei + 0

27/05/2003

Fer

como faço isso? tipo mandar uma linha de comando para o onclick em tempo de execução?

Responder

Gostei + 0

28/05/2003

Ikkisamurai

Cara, essa realmente foi de rachar. Resposta e alternativa:

1.) Não dah pra enviar uma linha de código Object Pascal (Delphi) em tempo de execução. Tipo, pense quem ira compilar/interpretar essa linha? Isso eh definitivo.

2.) Alternativa: Utilizar um interpretador de scripts, ou construir um. Eu sei que o JEDI VCL tem um desses, mas naum sei qual a eficácia e a aparência dos scripts. Dependendo do que vc precisar, talvez seja necessário construir um interpretador você mesmo. Se isso realmente for necessário, pode se preparar para enfrentar boas horas de programação.

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar