Começando no Delphi

28/01/2013

0

Bom dia pessoal do fórum.
Pretendo começar a estudar Delphi e desenvolver aplicações.
No entanto gostaria de uma opinião de quem já desenvolve e usa o delphi com relação a cursos e livros.
Lembro de trabalhar com delphi faz muito tempo, na época da faculdade mas já não lembro quase nada e tive mais experiência com desenvolvimento web.
Bruno Santos

Bruno Santos

Responder

Posts

28/01/2013

Joel Rodrigues

Eu particularmente não indicaria um livro específico. Aqui no portal temos vários cursos de Delphi que podem lhe ajudar, além dos vários artigos free.
Eu costumo ir procurando apenas aquilo que estou precisando no momento e, a partir daí, aprofundar meus conhecimentos acerca daquilo.
Um abraço.
Responder

28/01/2013

William

Complementado a resposta do colega Joel, infelizmente já fazem alguns anos que os autores não publicam livros sobre Delphi, senão me falha a memória o último foi sobre a versão 2007.

Mas como o Joel mencionou no portal DevMedia existe um vasto material sobre o Delphi e posso garantir que são de excelente qualidade, caso exista alguma dúvida em especial a WEB disponibiliza muito material também.

E se necessário esse fórum é bem ativo para desenvolvedores Delphi.
Responder

28/01/2013

Bruno Santos

Obrigado pelas dicas.
Quanto ao curso para iniciantes aqui do DevMedia, alguém chegou a realizá-lo?
Outra coisa é que me falaram que a ferramenta delphi está ultrapassada, o que me dizem sobre isso?
Responder

28/01/2013

William

Cara essa que o Delphi está ultrapassado ou está morrendo é tudo balela, já fazem uns cinco anos que tem esse boato!

Exemplo, tenho colegas em Santa Catarina principalmente em Florianópolis e Blumenau onde o delphi domina aquela área. Rio de Janeiro também, região de Tupã tenho colega vendendo muito sistema baseado em delphi e por ai vai ...

Sinceramente para desenvolvimento de aplicações locais com conexão a banco de dados na minha opinião o Delphi imbatível e garanto que outros colegas ak do fórum vão concordar comigo.

Depois que a Embarcadeiro assumiu, o Delphi evoluiu muito e continua melhorando visto que são lançadas novas versões anualmente, atualmente estamos na versão XE3.

Bom para finalizar existe muito mercado para desenvolver em Delphi, esse papo q está ultrapassado é tudo mentira ...
Responder

29/01/2013

Bruno Santos

Cara essa que o Delphi está ultrapassado ou está morrendo é tudo balela, já fazem uns cinco anos que tem esse boato!

Exemplo, tenho colegas em Santa Catarina principalmente em Florianópolis e Blumenau onde o delphi domina aquela área. Rio de Janeiro também, região de Tupã tenho colega vendendo muito sistema baseado em delphi e por ai vai ...

Sinceramente para desenvolvimento de aplicações locais com conexão a banco de dados na minha opinião o Delphi imbatível e garanto que outros colegas ak do fórum vão concordar comigo.

Depois que a Embarcadeiro assumiu, o Delphi evoluiu muito e continua melhorando visto que são lançadas novas versões anualmente, atualmente estamos na versão XE3.

Bom para finalizar existe muito mercado para desenvolver em Delphi, esse papo q está ultrapassado é tudo mentira ...

Bacana cara, bom saber disso.
Responder

29/01/2013

Joel Rodrigues

Concordo plenamente. Eu mesmo comecei a estudar programação usando Delphi, depois parti pro C# e me apaixonei. Vi no C# coisas que não tinham no Delphi ou que eram mais complicadas de serem feitas. Isso foi me afastando cada vez mais do Delphi.
Porém, hoje eu vejo o seguinte: no Delphi é possível fazer o que você precisa? Se sim, use-o pois é uma ótima ferramenta.
Obviamente sempre haverão ferramentas melhores em certos pontos, mas nunca A MELHOR.
O negócio são plicações comerciais com acesso a banco de dados? O Delphi faz que é uma beleza.
Ah, mas eu quero trabalhar com design patterns, MVC, etc. Bom, eu não gosto muito de trabalhar com OO no Delphi, talvez por que eu conheça a C# e a veja muito mais simples e prática, sem falar nos recursos do Visual Studio. Mas cabe a você estudar e concluir se é viável ou não para sua necessidade.
E tem mais, como foi falado pelo colega acima, existe inúmeras empresas que utilizam Delphi pelo Brasil. Principalmente em aplicações de grande porte mais antigas, quando não é viável migrá-las ou até mesmo por que o Delphi vem atendendo às necessidades da organização.
Bom, é isso... boa sorte em seus estudos.
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar