Fórum Comecei com o pé esquerdo no interbase #179300

02/09/2003

0

Pessoal hoje eu vim com esse erro:

´´Table does not exist´ File or directory does not exist. File: D:\Gv_novo\Cliente.DB File: D:\Gv_novo\Cliente.DBF File: D:\Gv_novo\Cliente.txt File: D:\Gv_novo\Cliente.´

Bom fiz um alias no DBE mas ele não enxerga o arquivo *.gdb,
a minha pergunta e o seguinte... Qual Database driver name eu coloco???
Coloquei o ´INTRBASE´ mas não esta dando certo...
Como estou migrando do paradox para o interbase, sera que os comandos
são diferentes??? Tipo no paradox eu usava TTable e TQuery, sera que
preciso usar outras ferramentas?? ou posso manipular o banco com essas
ferramentas???

Obrigado pela atenção.. :cry:

Japa

Japa

Responder

02/09/2003

Nebrio

Japa,

Não entendi muito bem sua pergunta, vc diz que não pode acessar o arquivo gdb mas na mensagem mostrada por vc aparece arquivos do Driver STANDARD. Se puder ser mais específico ?

Quanto ao acesso aos dados podem sim serem feitos via TABLE e QUERY.

T+

Nébrio

Responder

Gostei + 0

02/09/2003

Roneto

Caro JAPA,

Na minha opinião (e por experiência própria) você deve deixar de lado o
BDE e entrar de cara nos componentes IBX ( da paleta do interbase ), pois eles foram feitos exclusivamente para o Interbase.
Você vai sofrer um pouco no início, mas o resultado final compensa!

Espero não ter aumentado a sua decepção!! :lol:

Responder

Gostei + 0

02/09/2003

Afarias

E complementando o Roneto, NUNCA use Tables com bancos de dados C/S.

E note que, mudar sua aplicação de um ´gerenciador de arquivos´ (Paradox) para um SGBDR (Interbase) -- não é apenas ´mudar o banco´ -- existem detalhes de implementação do ´projeto´ do sistema que são diferentes e se vc não estiver atento a isso... ai sim vai ter *muita* dor de cabeça!

T+

Responder

Gostei + 0

02/09/2003

Delphox

Esse erro pode ter duas origens:
Ou o SQL explorer não tem um banco apontando prar seu BD interbase,por isso ele procura uma extensão .DB,.DBF,pois a extensão do interbase é .GBD...,nesse caso crie um banco não standard e sim INTRBSE ,eu acho, bote o diretorio do seu BD interbase
Ou pode ser que vc ainda não registrou no servidor interbase o seu BD

Responder

Gostei + 0

02/09/2003

Vinicius2k

vc ainda não registrou no servidor interbase o seu BD

não entendi... :?:

Responder

Gostei + 0

02/09/2003

Delphox

Ex: vc deve gerar um banco .GBD ,e a partir do inneractive SQL criar suas tabelas e salvar no seu banco,mas vc tem que criar o banco no interbase dando o diretorio onde estar seu banco de dados ou o diretorio que vai ser criado o .GDB,se não me engano dando um click com o botão no databases ,aí a partir dai no SQL explorer do Delphi criar um outro banco interbase com um alias que vai ser visto na propriedade databases do IBTtable,porém vc só vai dizer o diretorio que está o .GDB...

Responder

Gostei + 0

03/09/2003

Vinicius2k

Ex: vc deve gerar um banco .GBD ,e a partir do inneractive SQL criar suas tabelas e salvar no seu banco,mas vc tem que criar o banco no interbase dando o diretorio onde estar seu banco de dados ou o diretorio que vai ser criado o .GDB,se não me engano dando um click com o botão no databases ,aí a partir dai no SQL explorer do Delphi criar um outro banco interbase com um alias que vai ser visto na propriedade databases do IBTtable,porém vc só vai dizer o diretorio que está o .GDB...

continuei sem entender o q vc quis dizer... no Interactive SQL vc pode criar o banco, as tabelas, as triggers, generators e etc... mas vc não precisa registrar este banco para poder utilizá-lo nas suas aplicações, normalmente vc registra para fazer as manutenções necessárias, mas isso não é uma regra... o q vc cria no SQL Explorer eh, na verdade um álias que vai apontar para o banco usando a camada da BDE para acesso, sendo q vc pode criá-lo também através do BDE Administrator, e utilizar os componetentes de acesso BDE... as mesmas que usamos para o paradox, dbase... TTable e TQuery... setando o DatabaseName para o nome do álias...
os componentes da paleta Interbase (IBX) tem acesso direto sem precisar da BDE... o database q vc precisa setar na IBQuery é o IBDatabase e eh nele q vc vai dizer o caminho do seu banco...
T+

Responder

Gostei + 0

03/09/2003

Vinicius2k

Pessoal hoje eu vim com esse erro: [quote:3b55979868] ´´Table does not exist´ File or directory does not exist. File: D:\Gv_novo\Cliente.DB File: D:\Gv_novo\Cliente.DBF File: D:\Gv_novo\Cliente.txt File: D:\Gv_novo\Cliente.´

Bom fiz um alias no DBE mas ele não enxerga o arquivo *.gdb,
a minha pergunta e o seguinte... Qual Database driver name eu coloco???
Coloquei o ´INTRBASE´ mas não esta dando certo...
Como estou migrando do paradox para o interbase, sera que os comandos
são diferentes??? Tipo no paradox eu usava TTable e TQuery, sera que
preciso usar outras ferramentas?? ou posso manipular o banco com essas
ferramentas???

Obrigado pela atenção.. :cry:[/quote:3b55979868]

Japa, desculpe, fiquei na discussão sobre IB e esqueci de te responder...
olha soh... para criar um álias para um banco IB : BDE Administrator -> Object -> New... neste ponto vc escolhe INTRBASE (no paradox era STANDARD)... depois vc dah o nome a ele e edita o PATH para o caminho do seu .GDB... apply e pronto... quase igual ao paradox...
depois para usar os componentes de acesso através da camada da BDE eh soh setar o DatabaseName da TQuery ou TTable para o nome do seu novo álias... o erro q vc reportou, se me lembro bem, é característico de quando vc esquece de setar o álias antes de abrir a TQuery... ela tenta encontrar arquivos dos tipos default no diretório do projeto, como não encontra dah este erro...

Soh uma ressalva : vc não deve usar TTable com Interbase... utilize TQuery para select, insert, update e delete...

Se vc quiser ficar livre disso tudo o melhor eh usar acesso direto com o IBX ou o DBExpress...

Espero ter ajudado.
T+

Responder

Gostei + 0

03/09/2003

Japa

Muitoooo obrigado a todos consegui resolver o problema com a ajuda de todos... Agradeço muitooo :)

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar