Fórum CommandText Editor no TSQLDataSet #282347

19/05/2005

0

Colegas,

Já faz muito tempo que migrei do Delphi 6 para o 7, mas como muito raramente utilizo as instruções SQL nos TSQLDataSet em tempo de projeto, só agora ´dei por falta´ do ´CommandText Editor´...

Só tenho certeza de que no Delphi 6 funcionava pois foi quando eu comecei a trabalhar com dbExpress, mas no Delphi 7, vc clica no elíptico à frente da propriedade CommandText no OI e o editor não abre... Também não sei dizer se é um problema do Delphi 7.0 ou 7.1 pois já estou com o update 7.1 instalado.

Já vi duas QCs na BDN falando disso, mas ainda sem respostas ou soluções. Gostaria de saber se também ocorre com os demais colegas e se há alguma solução.

Desde já agradeço.

Vinicius2k

Vinicius2k

Responder

20/05/2005

Vinicius2k

Sobe...

Responder

Gostei + 0

21/05/2005

Vinicius2k

Sobe...

Pessoal, não sei se me fiz entender...

Só queria saber dos colegas que trabalham com Delphi 7 e dbExpress se o CommandText Editor do TSQLDataSet funciona...

Responder

Gostei + 0

22/05/2005

Carlosrm

Vinicius2K,

testei rápido no D7.0, XP, SqlDataset instanciado no Form principal (não num DataModule), Firebird 1.5 e abriu o CommandText Editor normalmente...

Espero ter sido útil

carlosrm

Responder

Gostei + 0

22/05/2005

Carlosrm

Vinicius2k,

complementando, simulei o mesmo problema, de clicar na elipse do CommandText Editor do SqlDataset e não responder...

Só precisei apagar o valor da propriedade SqlConnection:
No OI, SqlDataset.SqlConnection := ´´.

(O ´normal´ seria: SqlDataset.SqlConnection := SqlConnection1).

No entanto, se alterasse manualmente uma propriedade SqlConnection1.Params[TStrings] ao clicar na elipse do Editor do SqlDataset aparecia a msg de erro...

carlosrm

Responder

Gostei + 0

23/05/2005

Vinicius2k

Olá Carlos !

Muito obrigado por responder.
Bem, sem a propriedade SQLConnection do TSQLDataSet configurada, seria normal não ser executado o CommandText Editor visto que ele não saberia a qual conexão o TSQLDataSet estaria ligado e, consequentemente, não conseguiria exibir os nomes dos objetos do Banco de Dados.

Seu teste me levou a fazer outro teste aonde identifiquei o problema:
[b:71b90ce058]O CommandText Editor não funciona se não houver um ConnectionName configurado no TSQLConnection.
[/b:71b90ce058]
Como eu não trabalho com conexões nomeadas através do dbxconnections.ini, ou seja, esta propriedade está sempre vazia, eu não consigo utilizar o CommandText Editor.

Obrigado, novamente, pela colaboração.

Um forte abraço.

Responder

Gostei + 0

23/05/2005

Carlosrm

Olá. Vinicius,

eu que agradeço. Sua explicações me foram valiosas.

Forte abraço. também.

carlosrm

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar