GARANTIR DESCONTO

Fórum Como Acessar um BD pela WEB apartir de uma aplicação local #322195

25/05/2006

0

Alô galera!

Faz tempo que não posto aqui, salve salve todos! :D

Minha dúvida é a seguinte:

Gostaria de saber quais as opções disponíveis no Delphi para criar a seguinte solução:

Tenho um cliente com 3 filiais, gostaria de colocar o BD dele em um datacenter e as 3 filiais acessariam esse BD de uma aplicação local (um executável em cada estação, e NÃO do browser).

Atualmente os meus sistemas são desenvolvidos em D7 usando IBX com Firebird 1.5, sei que precisarei mudar essa estrutura, mas preciso disso com relativa urgência.

Qual seria a melhor tecnologia a usar, multicamada com SOAP? multicamada com COM+? Socket? Outro?

Onde encontrar material completo sobre essas tecnologias? Existe algum componente(mesmo pago) que implemente essa solução de forma mais rápida?

Já agradeço a todos pela ajuda!

Thematrix:reloaded

Responder

25/05/2006

Paullsoftware

Não sei se sou a pessoa mais indicada para tirar a sua dúvida, pois, estou passando por essa esperiência, boa sorte! :wink:

1. Você pretende Mudar o seu sistema para Multicamadas? O que seria o ideal.

2. Se pretender continuar com o seu sistema atual, que é possível porém, deve sofrer algumas alterações o uso do DbExpress + ClientDataSet será de obrigatóriedade para as estações manipularem os dados de sua aplicação sem que estejam conectados com o servidor o tempo todo, sem contar no fato de possibilitarem o trabalho ´Off-line´ das estações.

3. Quanto ao fato de acessar o seu banco remotamente, existe vários tópicos aqui no fórum falando sobre esse assunto, conversando com um amigo descobri que é bem mais simples do eu pensava, basta você ter um servidor dedicado ou um servidor com o IP público, para que as estações possam enchergar o seu servidor, um exemplo prático de como poderia ser feito é: IP_do_servidor:Porta:Caminho_Local_da_base
Ex.: [b:1d61150cec]200.15.2.55:3050:C:\ServidorSistema\Banco.fdb[/b:1d61150cec]

Quanto a forma de acesso descrita no exemplo acima, eu fiz um teste e funciona perfeitamente, porém você deve mudar os SELECTs de sua aplicação e jámais carregar todos os dados de uma tabela de uma só vez, claro que é possível fazer isso, mais o precesso será demorado.
Espero ter ajudado :wink:

Responder

Gostei + 0

26/05/2006

Paulo

essa opção de simplesmente colocar o no. de IP eu já implantei num sistema meu de Automação de Agência Rodoviária, mas foi necessário muita mudança no programa para ele ficar rápido, eu até fiz o seguinte,
as tabelas que eram pouco modificadas (cadastros básicos), eu envio para um servidor local, basicamente só a tabela de venda é que passa pela rede.

Mas meu sistema de venda e financeiro já estão bem complexos, e uma mudança desse porte eu acho inviável,
pelo que li até agora a solução de transformá-la em multicamadas é a mais eficiente.

O que eu tô precisando no momento é:
- saber se existe outra opção fora essa
- é melhor COM+ ou SOAP
- se existe algum componente que facilite essa transição

estou decidio a mudar para DBExpress, gostaria de compartilhar expeíências para ter certeza dessa opção.

vlw!

Responder

Gostei + 0

26/05/2006

Paullsoftware

Se você não for acessar o seu sistema via página web, a melhor opção nesse caso é criar um servidor Com+ (usando Sockets) para melhorar o desempenho do seu sistema, quando a mudança é obrigatória, estou passando pelo mesmo problema que vc, estou tendo que mudar todo um sistema devido a meu cliente está precisando acessá-lo remotamente... espero ter ajudado :wink:

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar