Fórum Como amarrar 3 campos numa pesquisa #362859

22/08/2008

0

Preciso arramar três campo numa mesma pesquisa para vender uma revista na banca. Por exempo, código de barra, númro de edição e cod_produto.

Pois coincide muito mesmo número de edição da revistas diferentes. Como também há o mesmo código de barra da mesma revista para edição diferente.

Se alguém puder me ajudar.

Jbsprofessor

Jbsprofessor

Responder

22/08/2008

Aroldo Zanela

Colega,

SQL? SetKey? Locate? FindKey? Qual banco?

Responder

Gostei + 0

22/08/2008

Paulo

Tentei entender a sua dúvida e não consegui. Esse ´amarrar´ é o que: Criar chave primária composta? Fazer Join numa tabela com esses atributos?
Pois coincide muito mesmo número de edição da revistas diferentes. Como também há o mesmo código de barra da mesma revista para edição diferente.
Esses campos são chaves e está dando violação de integridade? Não entendi, confesso.

Responder

Gostei + 0

22/08/2008

Jbsprofessor

Me desculpem. Vou tentar explicar. Banco Interbase. Delphi 7.
Tenho uma tabela de produtos com os campos:
Cod_prod, NrEdicao, Cod_leitor ...

Qdo passo o leitor de código de barra ele já busca o cod_prod e preenche o campo cod no formulário, porém existem produtos aqui no caso são revistas que tem o mesmo número de edição, mas com código de barra diferentes;

Etem revistas com o mesmo código de barra com o número de edição diferente.

Em ambos os casos o cod_prod é sempre diferente por que é gerando automaticamente ao cadastrar nova revista.

O que eu preciso fazer e que não sei é, quando eu digitar o número de edição no formulário de venda, ele encontre o código de barra e o cod_prod correspondente.

Responder

Gostei + 0

23/08/2008

Jbsprofessor

Olá, a todos.

Alguém poderia me dar uma sugestão, neste caso, como usar o leitor código de barra, para pesquisar pelo código de barras, mas levando em conta seu o o campo número de edicao e codigo do produto?

Espero que alguém me possa dar uma força. Obrigado.

Responder

Gostei + 0

23/08/2008

Edilcimar

Provavelmente exista mais de uma editora, caso exista então este seria o primeiro passo para separar, o segundo seria o código de barra, mas como você disse existe mais de uma revista com o mesmo código então o terceiro seria o número da revista(edição).
Eu particularmente não usaria nada disto, usaria o número do computador que é único.

Responder

Gostei + 0

23/08/2008

Brunodsr

Cara.. tem mto jeito de resolver isso dai.

Acho q o teu problema eh mais no negocio do teu sistema. Um forma facil de resolver isso dai é adotar OIDs e fazer buscas sequenciais. Quando encontrar mais de um OID, comparar entre eles qual atende à sua consulta. Como? Simples.. ao retornar mais de um registro para a sua consulta, abrir uma tela de seleção para o usuário fazer a busca.

Tentar resolver isso automaticamente pode gerar engano nas coincidencias.

Responder

Gostei + 0

25/08/2008

Jbsprofessor

Olá...

Inicialmente o programa foi desenvolvido para fazer busca pelo ID (código gerado automático), pois é único. Mas o ´cliente´ preferiu fazer a busca pelo código de barra, ai complicou devido as coincidências, código de barras iguais e números de edições iguais.

A solução foi, como o ´cliente´ não quer fazer pesquisa manual na venda e sim usar somente o código de barra, ler todo o código inclusive com a edição, porém fazer novo registro a cada nova entrada. Por enquanto...

Obrigado pela sugestões, vou continuar tentando novas soluções...

Responder

Gostei + 0

25/08/2008

Paulo

Se o seu codbar traz muitos produtos e o seu cliente quer assim, a sugestão é trazer todos os produtos listados num Grid e lá no grid, após ele ter scaneado o codigo com o leitor ele escolher o seu produto. Digamos que você tenha 100 p´rodutos(Revistas e etc...). Ele pega o leitor e escaneia um código. Esse código traz 10 produtos, por exemplo. Isso é mostrado num Grid ou outro componente de sua escolha e lá op cliente faz uma pesquisa mais minuciosa, pois não vejo outra forma. Agora se você conseguir convencer o seu cliente de outro jeito é seguir as sugestões dos colegas acima, pois estou partindo do pressuposto que o código já venha da editora, porque se for criado pela sua aplicação, aí tem como evitar isso na composição do código, criando um dígito verificador e um identificador de 3 ou 4 posiçoes, o que daria mais ou menos uns 99.999 produtos diferentes.

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar