Fórum Como bloquear acesso a arquivos doc. ou txt ? #351314
02/01/2008
0
é simples, eu quero apenas bloquear uns arquivos meus.
meu pc é quase que comunitário, eu uso, juntamente com irmãos.
para evitar que deletem meus documentos arquivos :.doc. .txt e .jpg;
como já aconteceu varias vezes, e sempre acontece.
já procurei ,inclusive encontrei varios programas para esse tipo de fim.
porém, estamos nós aqui para isso, enfrentar desafios ?
( sem contar que meu pc não é lá essas coisas parar guentar mais 1 programa , rs)
Gostaria da ajuda de todos.
obrigado
=)
Lucas_msn
Curtir tópico
+ 0Post mais votado
05/08/2015
gostaria de algo parecido, porém que bloqueasse o acesso a determinados tipos de arquivos, por exemplo, impedindo o acesso a arquivos com base numa extensão predeterminada, em locais que tenham sido previamente configurado.
Algo parecido com o que um antivírus faz, ou seja, monitora a abertura de arquivos, porém no meu caso ele não precisaria scanear nada e sim apenas analisar o nome do arquivo, caso a extensão se encaixe que no tenha sido planejado, o procedimento de abertura fosse encerrado, negando assim o acesso por parte do usuário?
qualquer ajuda será bem vinda!
Bom dia Eniorm!
Bom, antivirus trabalha com monitoração api hook checando o OpenProcess do windows, onde qualquer abertura e arquivo passa... Mas pelo jeito vc quer algo mais simples!
Eu te aconselho a listar todos os processos em execução (link aqui), e checar cada processo aberto, caso esteja aberto aquilo q não deva, vc manda finalizar o processo (link aqui)
Mas se vc quiser bloquear antes mesmo que seja executado, creio que só com Hook mesmo.
Boa sorte!
Mateus Ribeiro
Gostei + 1
Mais Posts
03/01/2008
Carlosrm
1) *.doc
No Word, vá em ferramentas / opções / segurança. Você poderá tornar o arquivo somente de leitura, colocar senha e algumas outras opções.
Em outros programas similares ao Word, os recursos devem ser os mesmos.
Se o seu maior problema é o risco de alguém apagar seus arquivos, uma boa recomendação é fazer uma cópia de seus arquivos (backup) em outras pastas, disquetes, cd-rom, outra máquinas...
Mas se o problema for quanto a bisbilhotarem seus arquivos, até há umas três (3) versões anteriores do Word era possível remover a senha de proteção e acessar o arquivo. Atualmente não sei, porque nunca mais precisei fazer isso.
Outra opção é esconder as pastas, como se elas não existissem na sua máquina. Isso vai depender de usar linha de comando (prompt do DOS).
2) *.txt
Não sei de nenhum programa que coloque senhas de proteção em arquivos txt. Mas você pode encriptar os arquivos - o que impede a bisbilhiotice mas não a alteração ou deleção. Também pode torná-lo ´somente de leitura´, mas isso também pode ser desfeito por terceiros.
Ainda vale a recomendação do backup.
Segurança 100¬ não existe. Mas você pode dar mais mão de obra aos curiosos a ponto de não compensar a trabalheira.
Boa sorte.
carlosrm :)
Gostei + 0
04/01/2008
Lucas_msn
basicamente ele abre o arquivo, como o arquivo vai estar sendo usado vai impossibilitar de usuario comum alterar algo. enfim.
obrigado
=D
procedure Block(Arq : String);
var
myFile : TextFile;
text : string;
begin
AssignFile(myFile, arq);
Reset(myFile);
end;
end;
Gostei + 0
05/08/2015
Eniorm
gostaria de algo parecido, porém que bloqueasse o acesso a determinados tipos de arquivos, por exemplo, impedindo o acesso a arquivos com base numa extensão predeterminada, em locais que tenham sido previamente configurado.
Algo parecido com o que um antivírus faz, ou seja, monitora a abertura de arquivos, porém no meu caso ele não precisaria scanear nada e sim apenas analisar o nome do arquivo, caso a extensão se encaixe que no tenha sido planejado, o procedimento de abertura fosse encerrado, negando assim o acesso por parte do usuário?
qualquer ajuda será bem vinda!
Gostei + 0
06/08/2015
Eniorm
Irei pesquisar mais sobre o assunto, obrigado
Gostei + 0
15/10/2015
Paulo Frois
Axo que tenho uma solução Perfeita para o seu Problema,,
E um programa muito simples em txt, que cria uma pasta protegida, ao qual so pode se acessar por senha, mas detalhe... para que conhece o programa e simples descobrir a senha, mas so para quem conhece, mas tambem axei um solução pratica e simples pra bular este problema..
resumidamente ( Desculpe nao sou bom pra expressão minhas opiniões de forma clara )...
Este arquivo, como senha ao qual vc define, gera uma pasta, por exemplo nos documentos, vc pode colocar tudo dentro dela, e ao ativar o arquivo, ela "oculta" a pasta de forma que nao e possivel localizar mesmo ativando arquivos oculto, ela so volta aparecer se vc digitar a senha...
e como para que conhece o programa e facil descobrir a senha, mesmo poque e a mesma forme de altera-la...
Mas pra bular isto e simples, e so vc colocar numa pasta que so vc sabe que existe "esta pasta oculta" e retirar no mesmo local o arquivo....
Segue email.. paulo_frois@yahoo.com.br ai lhe mando.. fotos / arquivo.. ou se preferir procure como bloquear pasta. ( obs o meu eu resumi para minha função principal.. )...
Gostei + 0
15/10/2015
Paulo Frois
Axo que tenho uma solução Perfeita para o seu Problema,,
E um programa muito simples em txt, que cria uma pasta protegida, ao qual so pode se acessar por senha, mas detalhe... para que conhece o programa e simples descobrir a senha, mas so para quem conhece, mas tambem axei um solução pratica e simples pra bular este problema..
resumidamente ( Desculpe nao sou bom pra expressão minhas opiniões de forma clara )...
Este arquivo, como senha ao qual vc define, gera uma pasta, por exemplo nos documentos, vc pode colocar tudo dentro dela, e ao ativar o arquivo, ela "oculta" a pasta de forma que nao e possivel localizar mesmo ativando arquivos oculto, ela so volta aparecer se vc digitar a senha...
e como para que conhece o programa e facil descobrir a senha, mesmo poque e a mesma forme de altera-la...
Mas pra bular isto e simples, e so vc colocar numa pasta que so vc sabe que existe "esta pasta oculta" e retirar no mesmo local o arquivo....
segue comando, copiar e colar num arquivo de bloco de nota
Onde tem DIGITE_A_SENHA so altera para uma senha sua..
Salvar como nome que quiser .BAT
Ai e so executar para abrir ( vai perdir a senha e criar uma pasta ), e executar pra fechar onde vai ocultar a pasta protegida..
cls
@ECHO off
title PASTA-PROTEGIDA
if EXIST "Control Panel.{21EC2020-3AEA-1069-A2DD-08002B30309D}" goto UNLOCK
if NOT EXIST PASTA-PROTEGIDA goto MDLOCKER
:CONFIRM
echo Tem certeza de que deseja bloquear a pasta (ENTER)
:LOCK
ren PASTA-PROTEGIDA "Control Panel.{21EC2020-3AEA-1069-A2DD-08002B30309D}"
attrib +h +s "Control Panel.{21EC2020-3AEA-1069-A2DD-08002B30309D}"
echo Folder locked
goto End
:UNLOCK
echo DIGITE A SENHA !!
set/p "pass=>"
if NOT %pass%== DIGITE_A_SENHA goto FAIL
echo SENHA INCORRETA!!
attrib -h -s "Control Panel.{21EC2020-3AEA-1069-A2DD-08002B30309D}"
ren "Control Panel.{21EC2020-3AEA-1069-A2DD-08002B30309D}" PASTA-PROTEGIDA
echo Folder Unlocked successfully
goto End
:FAIL
echo Senha Invalida
goto End
:MDLOCKER
md PASTA-PROTEGIDA
echo PASTA-PROTEGIDA foi criada com sucesso?
Espero ter ajudando, e estou a disposição.. caso precise de melhores esclarecimento.
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)
Inserção de url
Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.