Como calcular o tempo de execução de uma rotina?

21/08/2003

0

Olá!

Possuo um programa no qual são executadas algumas tarefas com rotinas um pouco lentas. Estas tarefas podem ou não ser um pouco demoradas dependendo de uma série de fatores, tais como cálculos e acesso a determinadas informações.


Minhas dúvidas são:

1- Como faço para permitir que o usuário interrompa a execução de uma rotina quando lhe for mais conveniente? Por exemplo, quando a rotina estiver demorando excessivamente.

2- Como faço para saber quanto tempo (aproximado) a execução da rotina irá demorar?
OBS.: Claro que eu gostaria que o tempo para o término da execução da rotina, fosse calculado levando-se em consideração a velocidade de processamento da máquina do usuário que estivesse utilizando o programa, procurando sempre obter o tempo mais próximo possível do real.

Não sei se é necessário saber mas, em uma das rotinas acontece o seguinte:

a) Inicia fazendo a consulta a um banco de dados X;
b) De posse dos dados levantados na consulta, analisa os registros um-a-um e efetua cálculos;
c) Armazena os resultados em um banco de dados Y, também um-a-um, imediatamente após os cálculos em cada um dos registros, ou seja, calcula e armazena, calcula e armazena, calcula e armazena....


Grato a todos,
wbb


Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar