Fórum Como chamar um exception no banco de dados #285572
21/06/2005
Ao excluír um registro eu gostaria de ter uma trigger que mostre uma exception se o registro está sendo utilizado por outra tabela como chave estrangeira, ou se qualquer outro erro ocorrer, mas com minha exception. Deve ser possível, mas não sei como.
Agradeço qualquer ajuda.
Vc pode fazer a configuração para esse controle nos componentes de acesso ao banco que vc está utilizando.
Como, posso fazer isto, vc poderia exemplificar?
Ex.: Com componentes IBO, a transaction não pode ser autocommit, e tem que marcar a propriedade PessimistcLocking = True da query. Sendo assim a query irá assumir controles e quando vc fizer o Open em uma registro já utilizada vai gerar um exception.
Obrigado pela dica, mas não é bem isto que quero, eu estou controlando os erros de campos obrigatórios não preenchidos pelo usuário direto no banco atravéz de triggers, está funcionando bem, mas ao excluír um registro exemplo um País e este estiver sendo por um estado quero dar uma mensagem atravéz de exception do tipo ´Não é possível excluír este registro porque está sendo usado por outros´ para evetirar aquele erro chato ´Violation of foreign key...´. Faço esto atravéz de triggers e exceptions direto no banco, utilizo IBX com FB 1.5 e componentes DataWare.