Fórum como chamar um form #307224
01/01/2006
0
Available forms... Correto???
mas na hora de chamar ele, para efetuar o cadastro esta dando um erro... como faço para chamar este form... eu estou utilizando simplesmente...
CadProduto.showmodal;
Adelor Silva
Curtir tópico
+ 0Posts
01/01/2006
Renatacoimbra
Cadproduto := TcadProduto.Create(Self); CadProduto.ShowModal;
para testar se já está criado vc pode colocar no OnClose do CadProduto assim:
CadProduto :=nil; cadProduto.Free;
e para criar o form vc testar assim:
if CadProduto = nil then Cadproduto := TcadProduto.Create(Self); CadProduto.ShowModal;
[]´s
Gostei + 0
01/01/2006
José Henrique
Quando você deixa o form dispoinível (´available forms´) do delphi não os cria automaticamento, poupando memória, tempo e recursos do computador. Na hora de utilizar o form você deve então [b:6c0eac0477]criá-lo[/b:6c0eac0477] para só então usar o método ShowModal (ou Show). Após o uso você pode destruí-lo, como faz o código baixo, ou deixá-lo na memória para uso posterior.
CadProduto:= TCadProduto.Create(Application); try CadProduto.ShowModal finally CadProduto.Release; end;
Feliz 2006!!
Henrique.
Gostei + 0
01/01/2006
Adelor Silva
Gostei + 0
02/01/2006
Michael
Deixo uma dica a vcs. Quando se cria um form, NUNCA passe um Owner para ele, seja Self ou Application, e depois libere-o com Free ou Release. Ao informar um proprietário para o componente, vc dá a ele - o proprietário - a responsabilidade de destruir seus componentes. Ao liberar a memória de um form nestas condições, se introduz memory leaks na aplicação, pois o Owner vai tentar destruír um objeto que já foi desfeito.
A forma correta de se criar e destruir componentes é:
Form := TForm.Create(nil); try Form.ShowModal; finally Form.Release; end;
Dois excelentes artigos sobre criação de componentes e formulários podem ser encontrados no link abaixo. Leitura altamente recomendada. ;-)
http://forum.devmedia.com.br/viewtopic.php?t=68285&
http://delphi.about.com/od/adptips2005/qt/nilselfapp.htm
[]´s
Gostei + 0
02/01/2006
Martins
Form := TForm.Create(nil); try Form.ShowModal; finally Form.Release; end;
Concordo plenamente com vc [b:348b2ab739]Michael[/b:348b2ab739], já li esses artigos tb, e corrigi erros q eu cometia antes ao criar formulários e componentes, valew!!!
Feliz 2006 para todos!!!
Abraço!
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)