Como chamar uma classe criada por mim de outra classe ?

09/04/2009

0

Criei uma classe de conexao e preciso acessar seus métodos dentro de uma outra classe criada por mim. Tentei usar o import.conexao.Conexao e dá erro. Diz que não achou o pacote e por aí vai. Obrigado, Giovani
Giovani Santana

Giovani Santana

Responder

Posts

09/04/2009

Dadario

Coloca o código da classe que vc está tentando acessar. Para adiantar. O import fica assim
import conexao.Conexao;
Se estiver no mesmo pacote, não precisa colocar a declaração do pacote. Para instanciar o Objeto, faça:
Conexao conexao = new Conexao();
:!: :!: :!: :!:
Responder

09/04/2009

Giovani Santana

[quote="dadario"]Coloca o código da classe que vc está tentando acessar. Para adiantar. O import fica assim
import conexao.Conexao;
Se estiver no mesmo pacote, não precisa colocar a declaração do pacote. Para instanciar o Objeto, faça:
Conexao conexao = new Conexao();
:!: :!: :!: :!:
Veja bem : Dentro da Pasta WEB-INF criei a pasta Beans onde coloco minhas classes. A classe Conexao que faz parte do pacote conexao está dentro da pasta Beans e a outra classe que dou um import em conexão também. Ainda assim o retorno da compilação desta segunda classe é de que o pacote conexao não existe. Obrigado novamente pela atenção, Giovani
Responder

09/04/2009

Dadario

A estrutura de aplicações do TOMCAT é WEB-INF/classes // Aqui vai todas as classes que vc cria. WEB-INF/lib // Bibliotecas de dependencias do seu projeto Coloque dentro da pasta classes suas classes dentro dos respectivos pacotes. Assim de lá vc acessa as classes por JSP. :?
Responder

09/04/2009

Giovani Santana

Desculpe-me Adriano Dadario pela minha insistência e principalmente pela ignorância, mas sempre acreditei na persistência. Vamos lá : 1. A minha estrutura é a seguinte : WEB-INF\beans WEB-INF\conexao WEB-INF\tags 2. Dentro do folder conexao tenho a classe Conexao.java que tem o seguinte início : package conexao; import java.sql.*; public class Conexao { private Connection connection; private Statement statement; ... Basta especificar o pacote que a classe pertencerá, não é isso ? 3. Dentro do folder tags tenho a classe TagUsuario.java que tem o seguinte início : package tags; import conexao.Conexao; import java.io.*; import java.sql.*; import java.util.*; import javax.servlet.jsp.*; import javax.servlet.jsp.tagext.*; public final class TagUsuario implements BodyTag { ... Quando mando compilar com o JAVAC a classe TagUsuario.java dá o erro dizendo que não encontrou o pacote conexao. E aí, o que estou fazendo de errado ?
Responder

09/04/2009

Raphael Costa

[quote="dadario"]A estrutura de aplicações do TOMCAT é WEB-INF/classes // Aqui vai todas as classes que vc cria. WEB-INF/lib // Bibliotecas de dependencias do seu projeto Coloque dentro da pasta classes suas classes dentro dos respectivos pacotes. Assim de lá vc acessa as classes por JSP. :?
Como o dadário disse TODAS AS SUAS CLASSES DEVEM FICAR EM BAIXO DO DIRETÓRIO classes em WEB-INF/, ou seja:
WEB-INF\beans -->WEB-INF\classes\beans WEB-INF\conexao -->WEB-INF\classes\conexao WEB-INF\tags -->WEB-INF\classes\tags
Sacou?
Responder

09/04/2009

Dadario

[quote="giovanics"] 1. A minha estrutura é a seguinte : WEB-INF\beans WEB-INF\conexao WEB-INF\tags
Você deve seguir a estrutura acima. Ao qual eu indiquei. Dentro da pasta WEB-INF/classes, você terá os pacotes beans, conexao e tags. [quote="giovanics"] package conexao; import java.sql.*; public class Conexao { private Connection connection; private Statement statement; ...
Está classe tem que ir dentro da pasta WEB-INF/classes/conexao [quote="giovanics"]package tags; import conexao.Conexao; import java.io.*; import java.sql.*; import java.util.*; import javax.servlet.jsp.*; import javax.servlet.jsp.tagext.*; public final class TagUsuario implements BodyTag { ... O mesmo nesta. Dentro da tags [quote="giovanics"] Quando mando compilar com o JAVAC a classe TagUsuario.java dá o erro dizendo que não encontrou o pacote conexao. E aí, o que estou fazendo de errado ? Você vai precisar setar o CLASSPATH
set CLASSPATH=%CLASSPATH%;  "diretorio da aplicacao"/WEB_INF/classes
para que o javac encontre as classes para compilar :!: :!:
Responder

09/04/2009

Giovani Santana

Sim, saquei e desculpe-me pelo esquecimento mas todas a classes estão de acordo: WEB-INF/classes/beans WEB-INF/classes/conexao WEB-INF/classes/tags O que parece é que ele não acha o pacote conexao. De qualquer maneira obrigado pela paciência e atenção. Vou tentar pesquisar mais.
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar