Como colocar uma cor na cifra (string) lida.

31/08/2019

0

Srs, boa tarde, como sempre dizem, no meu caso é verdade, sou novo no Java, tenho somente 1 mês que venho estudando , pesquisando e dando murro em ponta de faca no Java. Estou fazendo um programa em java para me ajudar a aprender teclado musical. o que faz até agora o meu programa;

1 - A parte que estou no momento e onde tenho duvida para terminar é a seguinte.

Tenho em um diretório, uma pasta com arquivo .txt que corresponde a músicas com as cifras acima das letras, conforme mostrarei abaixo e uma outra pasta contendo arquivos JPG que corresponde as imagens das posições das cifras no teclado musical.

Arquivo .txt Arquivo JPG
C G/B Am7 Am7/G Desenho do teclado musical da cifra
Ao único que é digno de receber
F C/E
A honra e a glória ......................

Bem, o programa joga este arquivo .txt numa JTextPane e depois faz a leitura de linha a linha deste .txt, lendo somente as linhas onde estão as cifras, a letra da musica não me interessa e o programa não as ler.

Por exemplo, o programa leu a cifra "G/B", além dele colocar esta cifra em uma caixa de texto (txtposicao), ele mostra a imagem da posição da cifra (nota musical), numa label (lblnota), vai mostrando uma a uma e eu ainda coloco o tempo da musica e assim posso ver por uns 2,3,4 seg a imagem da posição da cifra (nota musica), depende do compasso musical da música (binário, ternário,quartenário e etc ...)

Hoje o programa esta fazendo isso sem erro e ao contento. Agora vamos ao meu GRANDE problema, que já duram 2 semanas;

Gostaria que o programa, ao ler as cifras, fosse mudando a cor da cifra lida ou colocando em evidencia a cifra lida com uma cor de fundo azul, por exemplo no JTextPane, sei que é possível, ví vários modos de fazer isso, testei vários deles , mas não sei como colocar este método dentro do meu programa, nem em que linha devo fazer a chamada para ele fazer o que quero.