Como começar na programação?

25/03/2020

0

Olá, meu nome é Allan, eu tenho 15 anos, e estou no segundo ano do ensino médio, fazendo técnico em logística. Já tive contato com algumas linguagens de programação, como, Java, HTML, PHP e no momento eu estou tendo um contato com Python para tentar aprender um pouco mais. Estou usando esse tempo de quarentena justamente para tentar aprender mais de programação. Estou vendo que é um cenário bem vasto, então eu decidir procurar ajuda para pessoas que já são programadores, e acabei achando esse site/forum...
Meu objetivo é no futuro, trabalhar dentro de empresas que eu ajude a desenvolver os softwares (tenho sonho em um dia está dentro da Google, facebook, entre outras), aplicativos; ter uma ideia de algo novo, e sentar na frente do computador e conseguir cria-la, seja um site, uma plataforma, um aplicativo... Mas eu ainda tenho pouco conhecimento, não tenho um foco do que aprender, não tenho ideia de uma faculdade para seguir para conseguir aprender o que eu preciso.
Então gostaria que quem puder me ajudar, me mostrar os caminhos que eu posso começar a seguir e ir aprendendo desde agora, ideias de faculdade para seguir nesse ramo, cursos onlines com uma boa qualidade para fazer durante essa quarentena... Obg desde já.
Allan

Allan

Responder

Post mais votado

01/04/2020

Grande Allan, tudo certo?

Parabéns pela visão que você tem de futuro. Mas vamos lá responder a sua pergunta...

Eu acho que você já deve ter visto o filme Alice no País das Maravilhas. Nele, o gato sorridente, um dos personagens, responde a Alice da seguinte maneira quando ela pergunta por qual caminho ela deve seguir: "Depende de onde você chegar!". E é isso que eu digo pra você Allan, o seu caminho de estudos depende de onde você chegar. Você quer ser um programador de fato? Quer ser um analista? Um consultor? Você pretende ser programador web backend, frontend, fullstack? Pretende ser um cientista de dados? Trabalhar com inteligência artificial? Ser um construtor de aplicativos mobile? Dei vários exemplos para você veja que as possibilidades são quase infinitas na nossa área e para mais uma vez mostrar pra você que o seu caminho no aprendizado depende do que você quer ser e trabalhar um dia.

Então, a primeira é dica é que você conheça cada uma das áreas, não como trabalhar nelas, mas o que elas fazem, campos de atuação, tecnologias utilizadas e etc. Assim você vai conseguir mapear o seu objetivo como profissional.

Depois disso você pode partir para o que estudar para se especializar nessa área de sua escolha. Vou dar mais alguns exemplos: Decidiu ser programador web? HTML, CSS e JavaScripts são obrigatórios. Decidiu fazer ciência de dados? Python e R é o seu caminho! Quer ser um produto de aplicativos mobile? Android, Kotlyn, Swift, React Native são suas opções depois de passar pelo Java e pelo Javascript.

Quanto à faculdade, por experiência ela é importante apenas como certificado de graduação, porque ela apenas vai lhe dar as bases para as tecnologias que você irá trabalhar, mas essa base você também consegue por outras mídias, a Devmedia inclusive.

E ah.... antes de qualquer coisa. FOQUE EM LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO! Nisso você tem que estar bem fundamentado se não o resto não adianta de nada. É como construir um prédio na areia movediça.

E última coisa, não menos importante: nossa área é feita para desbravadores e guerreiros que não desistem. É uma área que pode ser muito frustrante quando os erros aparecem, quando a documentação não ajuda, quando os fóruns não respondem e o seu chefe ou cliente estão te cobrando. Mas também é muito recompensadora!

Espero ter ajudado um pouco Allan!
Um abraço.

Paulo Carvalho

Paulo Carvalho
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar