GARANTIR DESCONTO

Fórum Como configurar Interbase / Firebird ? #276532

11/04/2005

0

Ola amigos instalei o firebird e o interbase 6 e tambem ibexpert mas estou perdido não conseguir configuralo. pedia alguns arquivos(win98).
e no Xp vai fazer alguma diferença.

obrigado.

Darlan

Darlan

Responder

11/04/2005

Vinicius2k

Colega,

Quais, exatamente, as dúvidas?

Devo lhe adiantar que, vc até pode *instalar* o IB 6 e Firebird na mesma máquina mas não há como utilizar o serviço de ambos ao mesmo tempo. Há também que se ter um cuidado com possíveis conflitos ocasionados pela GDS32.DLL, que é fundamental ao IB, mas que para o Firebird 1.5.x serve apenas como modo de compatibilidade para as aplicações.

T+

Responder

Gostei + 0

13/04/2005

Technos

Amigo

Tem como instalar sim o Firebird e o Interbase na mesma máquina e usar os dois ao mesmo tempo.

Só que nao sei se funciona no windows 98, pois aki na minha empresa uso o Firebird 1.52 com o Interbase 6.5, num windows xp sp2 e tá funfando numa boa, isso tudo dentro do Ibexpert.

O que vc tem que fazer é mudar as portas de comunicação com o servidor da base de dados, uma porta pro Interbase e outra por Firebird.

Além do mais, voce tem que, ao registrar um banco no Ibexpert (que na realidade está registrando no servidor da base de dados), voce definir qual DLL cliente eles vão usar (GDS32.dll pro interbase e fb_client.dll pro Firebird).

Mesmo assim, aki só tá instalado pra tirar essa dúvida, que antes eu tinha, pois praticamente só uso o firebird em meus sistemas.

Pode pesquisar ai no fórum que tem uma porrada de posts sobre como fazer essas configurações, lembrando que aki é windows xp, nao sei se rola no 98

Falowwwsss.

8)

Responder

Gostei + 0

13/04/2005

Vinicius2k

Só uma ressalva... O IB 6 e FB 1.0.x não dá para mudar as portas... por isso tudo depende de qual IB e qual FB está sendo usado.

A minha colocação está mais preocupada com o lado do cliente.

Se for o FB 1.5.x pode ser feito como o colega Technos mencionou, mas há que se ter cuidado no lado do cliente :

Se vc tem uma outra aplicação que já utiliza o IB 6 já existe instalada uma GDS32.DLL e se vc utiliza o IBX na sua aplicação, isto pode ser um problema já que vc não consegue definir qual DLL utilizar. A solução proposta é colocar a GDS32.DLL (que é uma cópia da FBCLIENT.DLL) no mesmo diretório da aplicação, mas existem relatos de que mesmo fazendo isto, a aplicação tenta utilizar a DLL que está no Windows\System, no caso a DLL do IB 6 utilizada pela outra aplicação.

Já vi relatos de colegas que conseguiram, sem problemas, inclusive nas máquinas clientes, mas a maior parte dos relatos é de não ter tido sucesso. Por isso, não posso garantir que funcione 100¬.

T+

Responder

Gostei + 0

13/04/2005

Technos

Comcordo plenamente com o nosso amigo Vinicius2k.

Por esses motivos, entre outros, mudeu pra componentes IBO.

Essa questão das Dll´s Clientes me encheram o saco no passado.

Falowwsss

:shock:

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar