Fórum Como criar campo lookup em runtime para mostrar no dbgrid #323540

16/06/2006

0

Olá amigos, já postei essa dúvida tempos atrás e ainda não obtive respostas.

Tenho por exemplo uma tabela BAIRROS com os campos:
CODBAI,NOMBAI,ATIVO

Crio os campos para apresentar no grid em tempo de execução:
   with dbgrid1 do
      begin
         Columns.Add ;
         Columns[0].FieldName     := ´codbai´;
         Columns[0].Title.Caption := ´Código´;
         Columns.Add ;
         Columns[1].FieldName     := ´nombai´;
         Columns[1].Title.Caption := ´Bairro´;
         Columns.Add ;
         Columns[2].FieldName     := ´ativo´;
         Columns[2].Title.Caption := ´Ativo´;
      end;

O conteúdo armazenado na tabela para o campo ativo é (0) ´Ativo´ e (1) ´Inativo´.

Da forma criada acima irá mostrar os número 0 ou 1, e quero que mostre as strings correspondentes.

Como posso fazer essa troca em runtime, já que uso uma função genérica de consultas?

Agradeço as opiniões.

Aldus

Aldus

Responder

16/06/2006

Marco Salles

Da forma criada acima irá mostrar os número 0 ou 1, e quero que mostre as strings correspondentes. Como posso fazer essa troca em runtime, já que uso uma função genérica de consultas?

Não seria usar os evento OnGetText Do Fild para que se possa se possa trocar ´0´ por ´Ativo´ e ´1´ por ´inativo´

Procure sebre OnGetText e OnSetText e veja se lhe serve ????

Boa sorte

Responder

Gostei + 0

16/06/2006

Aldus

Não há como fazer dentro de minha unit genérica, pois facilitaria a centralização na apresentação das consultas?

Responder

Gostei + 0

17/06/2006

Marco Salles

Não há como fazer dentro de minha unit genérica, pois facilitaria a centralização na apresentação das consultas?

se voce manipular corretamente eses dois eventos , no DataModulo , eles ja ficarão centralizados....É um código pequeno e voce so vai escrever uma unica vez..

Procure sebre OnGetText e OnSetText e veja se lhe serve ????

Responder

Gostei + 0

20/06/2006

Aldus

Olá amigos, alguém tem mais alguma solução?

Responder

Gostei + 0

22/06/2006

Aldus

Amigos, ajudem-me se puder.

Responder

Gostei + 0

22/06/2006

Renatosilva

Cara, pega o TTable ao qual o grid tá vinculado e em design-time dê um dbl click sobre ele, vai abrir uma janelinha onde você pode adicionar os campos da tabela, aí tem um troço de mestre/detalhe doido lá que não lembro agora.. futuca...

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar