Fórum Como criar e tratar exceções? #260626

30/11/2004

0

Pessoal, li várias dúvidas aqui no Fórum e um artigo sobre try - exception, mas não consegui implementá-los.
Por exemplo, se quizesse tratar um erro de conversão de uma string para um número inteiro, como faria o código da exceção?

Porque fiz da seguinte forma, mas não funcionou. Ele retorna a mensagem de erro de conversão do delphi.

Try
A := StrToInt(Edit1.Text);
Except on EConvertError do ShowMessage(´Erro de conversão!´);
End;

Ricardovs

Ricardovs

Responder

30/11/2004

Paulo_amorim

Olá

Pelo que eu vi está correto...
Eu testei seu código aqui e ele deu a mensagem que vc criou...

Tem certeza que o erro ocorre exatamente nessa linha?
Tente implementar esse código, e veja o que retorna. Se ele retornar ´EConvertError´ então não faz nenhum sentido. Se retornar outra coisa, então o problema não deve ser isso

Como outra alternativa, você pode tentar mudar para
on Exception do ShowMessage(´Erro de conversão´);

Porém isso deixará teu código genérico, e não terá como pegar mais de uma exceção por vez

Até+

Responder

Gostei + 0

30/11/2004

Ricardovs

Olá Pelo que eu vi está correto... Eu testei seu código aqui e ele deu a mensagem que vc criou... Tem certeza que o erro ocorre exatamente nessa linha? Tente implementar esse código, e veja o que retorna. Se ele retornar ´EConvertError´ então não faz nenhum sentido. Se retornar outra coisa, então o problema não deve ser isso Como outra alternativa, você pode tentar mudar para
on Exception do ShowMessage(´Erro de conversão´);
Porém isso deixará teu código genérico, e não terá como pegar mais de uma exceção por vez Até+

Será que eu não tenho que desabilitar em algum lugar no Delphi a opção de mostrar mensagens de exceção?
Porque no meu caso ele mostra apenas a mensgem de erro do Delphi.

Responder

Gostei + 0

30/11/2004

Gandalf.nho

Veja se a opção [b:34ab8cfceb]Stop on Delphi Exceptions[/b:34ab8cfceb] não está marcada nas configurações do Debugger...

Responder

Gostei + 0

30/11/2004

Ricardovs

A opção está marcada, quer dizer estava, acabei de desmarcá-la e está funcionando perfeitamente.

Valeu galera!!!

Responder

Gostei + 0

30/11/2004

Paulo_amorim

Olá

Lembrando que quando essa opção está marcada o ´erro´ ocorrerá somente no compilador, na aplicação em si (a partir do executável) isso não ocorre

Até+

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar