Fórum Como criar um webservice JSON #504753

18/12/2014

0

SQL

Olá pessoal, estou desenvolvendo uma aplicação que deve consumir dados dinâmicos de um web service. Para isso pretendo manipular os dados em formato JSON, porém nunca configurei um web service JSON. Alguém tem algum material que possa me ajudar desde o inicio?
Nathalia

Nathalia

Responder

18/12/2014

William

Nathalia em qual linguagem você pretende desenvolver esse WebService?
Responder

Gostei + 0

18/12/2014

Nathalia

Então, penso que em PHP. O que você me sugere?
Responder

Gostei + 0

18/12/2014

William

Seria minha primeira sugestão mesmo, até porque o PHP trabalha com extrema facilidade com o formato JSON!

A questão de "configurar" o WebService, passar por questões como:

1 - Quais recursos você vai disponibilizar nesse WebService?

2 - O usuário precisa se autenticar de alguma forma para consumir esses recursos?

3 - Quais dados você vai receber e como vai tratá-los?
Responder

Gostei + 0

18/12/2014

Nathalia

- Minha aplicação utilizará mapas, então, no webservice deixarei armazenados endereços para gerar marcadores no Mapa e também quero que o usuário cadastrado, insira novos endereços.

- Ao carregar a aplicação, os marcadores serão carregados juntos.

Mais algo que seja relevante pra você me ajudar?

Eu já trabalhei manipulando dados do JSON em mapas, porém nunca o configurei.
Responder

Gostei + 0

18/12/2014

William

Olha Nathalia estou postando alguns links para direcionar você:

http://pt.slideshare.net/MarcioJuniorVieira/criando-e-consumindo-webservice-rest-com-php-e-json

http://blog.thiagobelem.net/introducao-a-json-e-php-webservices/

http://vtspecian.wordpress.com/2013/04/15/fazer-webservice-com-retorno-em-json/

Já fica mais fácil para você construir seu WebService e criar sua regras de negócio.

Qualquer dúvida só postar novamente.
Responder

Gostei + 0

20/12/2014

Nathalia

Ótimo, já conseguiu me clarear as ideias! Muito obrigada.
Mas ainda tenho uma dúvida. Eu tenho bastante dados, eu vou ter que formatar um por um para inserir no array, ou tem algo que faça isso por mim?
Responder

Gostei + 0

20/12/2014

William

Nathalia não conheço seu ambiente mas geralmente WebServices não retornam grandes volumes de dados!!

Vou postar uma trecho em PHP onde formato um retorno de uma consulta simples em JSON:

$sql = "SELECT id, nome, email FROM cliente WHERE uf = 'SP'";
$stm = $pdo->prepare($sql);
$stm->execute();
$dados = $stm->fetchAll(PDO::FETCH_OBJ);

$dadosJSON = json_encode($dados);

Com isso a variável $dadosJSON já possui todos os registros retornados pela consulta formatados.

Observação: Não se atenha ao método de consulta que utilizei PDO, você pode utilzar mysqli_ se for uma base MySQL ou qualquer outra extensão, o importante está no final em chamar a função "json_encode()".
Responder

Gostei + 0

16/04/2015

Alexandre Paula

Gostaria de tirar uma dúvida sobre a estrutura de webservice.

No caso a seguinte url: /api/oms/pvt/orders/, ela está sendo tratada com urls amigaveis e isso significa a estrutura das pastas no servidor, ou é uma forma de escrever url de webservice.

Desde já, agradeço pela atenção.
Responder

Gostei + 0

16/04/2015

William

Olha Alexandre, nesse exemplo que vc postou aparentemente se trata de um WebService puro mesmo, então se trata de uma forma organizada de escrever uma URI e torna-lá legível para expor determinado recurso, ou seja, a maneira mais aconselhável.

Mas já vi sites onde o profissional montou uma estrutura de pastas com nomes para simular a organização e legibilidade de URL.
Responder

Gostei + 0

24/03/2016

Tiago

Bom dia
eu quero receber o resultado de uma busca em php de uma tabela que esta dentro do banco de dados mysql
segue o codigo em php que gera com sucesso a busca
<?php
mysql_connect('localhost','root','senha');
mysql_select_db('tiago') or die (mysql_error());

$result = mysql_query( "SELECT * FROM Tab_Uc ");
$row = mysql_fetch_array($result);
$json = array();

if(mysql_num_rows($result)>0){
echo $row['Cod_Empresa'].",".$row['UC'].",".$row['Instalacao'].",".$row['Nome_Logo'];
$json['Cod_Empresa'].",".$row['UC'].",".$row['Instalacao'].",".$row['Nome_Logo'];
}else{
echo "Cliente sem Unidade cadastrada";
}

mysql_close($conn);
echo json_encode($json);

?>

apos o retorno dessa tabela eu quero que seja mostrada em uma listview ou um textview no android studio ... detalhe para chegar ate ai eu tive que criar uma tela de login ou seja isso retornara para mim dados de um cliente que ja estara reconhecido no banco de dados
Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar